ornalista: Edson Ribeiro
O servidor municipal que gosta ou tem vontade de ‘soltar a voz’ e aprender um pouco sobre técnica vocal terá a oportunidade em 2019 de participar do Coral do Servidor. As inscrições se iniciaram no último dia 29, e são destinadas também a quem já participou de outras edições. A aula inaugural vai acontecer no próximo dia 12, na sede do Programa Braços Abertos, na rua Dom José Nepote no bairro São Francisco.
Criado na gestão da prefeita Teresa Surita, o Coral faz parte do Programa Servidor de Valor com objetivo de proporcionar aos servidores momentos de interação social, criatividade, lazer, aprendizado e superação através da música. Os interessados podem acessar o site da Prefeitura de Boa Vista – https://www.boavista.rr.gov.
Entre as principais atividades ao longo dos encontros e ensaios estão: Respiração circular e diafragmática; Classificação vocal; Órgãos articuladores e cavidade de ressonância; Dicção, pronunciação e estilo; Repertório, análise das obras; Análise e correção dos problemas vocais dos cantores; Desempenho, concentração e relaxamento no palco; Postura ao cantar e interpretação.
Para participar, não é necessário ter experiência em música, pois o projeto, que conta com a parceria do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), ensina as técnicas de canto coral de forma eficiente. A metodologia proposta compreende aulas de canto, técnica, dinâmica vocal e repertórios voltados a cantores básicos, médios e avançados, coristas e pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho (oradores, professores, anunciadores, etc.)
Difundir a cultura à população também é uma das marcas da gestão eficiente da prefeita Teresa Surita. Nos últimos quatro anos, o Coral já se apresentou em grandes eventos promovido pela prefeitura como, aniversário do município, a inauguração do Teatro Municipal e o espetáculo Natal da Paz.