Congresso Brincar - Profissionais da educação indígena compartilham suas experiências de ensino em live pedagógica
A live, transmitida para todo o Brasil, trouxe o tema "Vivências pedagógicas da Educação Indígena"

Por Ceiça Chaves
15/10/2021 - Última atualização 15/10/2021
Durante a live pedagógica do Congresso Brincar, transmitida nesta quarta-feira, 13, os profissionais da Educação Indígena de Boa Vista, Nelson Martins e Ana Cláudia Gino, participaram de um bate-papo com o apresentador e palestrante Vicente Falcão. A live trouxe o tema "Vivências pedagógicas da Educação Indígena", onde os convidados locais levaram as experiências do ensino indígena na capital.
“O Estado de Roraima e a capital Boa Vista têm a maior população indígena do Brasil. No município, a exemplo de outros, as raízes e a identidade indígena têm uma força, um peso muito importante. Já temos uma tradição histórica de valorizar essas memórias, essa cultura, essas vivências dentro do processo de ensino”, disse Nelson Martins, coordenador das Escolas Indígenas e do Campo.
Professora Ana Cláudia Gino, atua na Escola Municipal Vicente André da Silva (comunidade Truaru da Cabeceira) e partilhou um pouco das experiências com o projeto “Peixinho Cará: Do lago ao prato”, vencedor da Feira Municipal de Iniciação Científica de 2019 e que neste ano está participando da Feira Mineira de Iniciação Científica, a tradicional “FEMIC”.
Também falou um pouco sobre como funciona a organização da sua comunidade, e sobre como a parceria da escola com as lideranças favorecem a integração com a comunidade e contribui no desenvolvimento dos alunos. Foram citados na live os desafios impostos pela pandemia e a retomada do ensino presencial.
Nelson explanou também sobre como as vivências comunitárias são contempladas no processo de ensino nas unidades indígenas, ilustrando sua fala com imagens dos alunos visitando as casas de farinha comunitárias, assim como, às casas dos anciões, como um processo de valorização da realidade das comunidades.
Outro ponto importante da live foi sobre as Línguas Indígenas. Foi exibido um breve histórico sobre o ensino das línguas maternas das regiões de Boa Vista. Teve os relatos de experiências da professora de Língua Wapichana, Cristiele Lima, da Escola Municipal Vovô Jandico (Serra da Moça) e da professora de Língua Macuxi, Luane Carlos da Silva, da Escola Municipal Indígena Vovó Tereza da Silva (Comunidade Darôra).
A live durou quase duas horas com transmissão através das páginas do Congresso Brincar no Facebook, YouTube e Instagram. O apresentador Vicente Falcão é palestrante nas áreas de Educação, Gestão e Liderança. Também é mentor e coach, representa mais de 800 palestrantes em todo o Brasil.
Fotos: https://flic.kr/s/aHsmWZHoTu