O Família que Acolhe (FQA), o maior programa de Primeira Infância do Brasil, acompanha a criança da gestação até os seis anos de idade. São promovidas ações que estimulam o desenvolvimento integral desde o ventre materno para que a criança desenvolva todas suas potencialidades e se torne um adulto mais saudável e equilibrado.
O trabalho acontece desde 2013, tornando Boa Vista referência nacional e internacional, rendendo à cidade o título de Capital da Primeira Infância e vários reconhecimentos.
Saiba como participar e aproveitar os benefícios
Cadastro no programa - Deve ocorrer até as 21 semanas de gestação. Quanto mais cedo se cadastrar, melhor será para o acompanhamento durante a gravidez. Quem mora nos bairros Sílvio Botelho, Pintolândia, Santa Luzia, Jardim Tropical e Senador Hélio Campos podem procurar a sede do programa, na avenida Sólon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia. Demais bairros, o cadastro é feito pelos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Clique aqui para saber o endereço dos Cras e suas áreas de abrangências.
Universidade do Bebê – formando vínculos entre pais e filhos
A universidade do Bebê é a principal atividade do Programa Família que Acolhe onde a mãe e/ou o pai da criança trocam experiências com outras famílias. Nos encontros são orientados sobre cuidados com o bebê desde o ventre e sobre atividades que estimulam o desenvolvimento da criança em cada fase da vida.
Os encontros ocorrem a cada 15 dias, conforme a idade gestacional e a idade das crianças. Ao todo, são 43 temas relacionados ao desenvolvimento saudável do bebê e ao fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos.
Enxoval para a chegada do bebê
No final da gravidez, a prefeitura entrega um kit de enxoval com roupinhas, produtos de higiene, bolsa de maternidade, banheira, fraldas de pano e descartáveis e diversos outros itens para o recém-nascido.
Serviços de saúde à disposição das famílias beneficiárias
A sede do programa no Pintolândia é toda preparada para ofertar serviços de saúde às famílias. Tem consultas com pediatras, psicólogos, odontopediatra, assistentes sociais, enfermeiros para o planejamento familiar (mães) e puericultura (bebês), marcação de exames e ultrassom. A sala de vacina e farmácia estão à disposição da comunidade em geral.
Leite da Família – reforçando a alimentação das crianças
Quando a criança beneficiária completa 1 ano de idade, começa a receber três latas de leite mensais para reforçar a alimentação. Benefício esse, que se estende às crianças menores de 4 anos, matriculadas nas creches municipais.
Vaga na creche! Sua participação é importante
Ao completar 2 anos de idade, os filhos das beneficiárias, que tem o maior percentual de participação nos encontros da Universidade do Bebê, são encaminhados para as creches municipais, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis. Nas creches, os estímulos ao desenvolvimento da criança continuam através dos profissionais da educação. Caso, a criança não tenha sido contemplada com a vaga, a participação nos encontros do FQA segue até os 3 anos de idade.
Visitação Familiar – Famílias são acompanhadas de casa em casa
Esta é uma das intervenções da Família que Acolhe desenvolvida desde 2017. Consiste em visitas quinzenais na casa da família beneficiada com orientações para a grávida e para mães de crianças até 3 anos de idade. Utilizando brinquedos recicláveis, as visitadoras estimulam as habilidades cognitivas e motoras da criança e fortalecem o vínculo afetivo. Esta metodologia é aplicada com famílias vulneráveis que não podem participar dos encontros de grupos nos CRAS ou sede do programa.