Servidor

CAPACITAÇÃO - Servidores da Fetec participam de Curso de Brigadistas de Incêndio

Esta já é a segunda capacitação ofertada pela Fetec como forma de prevenir e preparar os servidores para diversas situações de perigo

Por Marcus Miranda

24/08/2021 - Última atualização 24/08/2021

Pela segunda vez consecutiva servidores da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) participam de um curso de Brigadistas de Incêndio, coordenado pelo instrutor de Brigada de Incêndio, Jailon Gouveia. A capacitação ocorre nesta terça e quarta-feira, 24 e 25, na Sala Multiuso do Teatro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

No total, 60 servidores serão capacitados, sendo 30 nesta primeira etapa, e o restante nos dias 2 e 3 de setembro. Alguns dos servidores já fizeram a capacitação em 2019 e neste momento participam novamente na chamada reciclagem, revisando os conhecimentos transmitidos.

Durante a capacitação os servidores são orientados sobre como proceder em possíveis situações de perigo em locais públicos. Temas como: atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndios e emergência em elevadores, fazem parte do curso que, segundo o instrutor Jailon Gouveia, acontece tanto de forma teórica, como prática.

“Com atividades teóricas e práticas trabalhamos principalmente o psicológico desses servidores, mostrando que em qualquer situação de perigo é essencial manter a calma e saber o que fazer diante de determinada ocorrência urgente”, explicou.

O servidor Francisco Carvalho destacou a importância em participar do curso

Francisco Carvalho é um dos participantes do curso e atua na coordenadoria do Mirante Edileusa Lóz. Ele destacou a importância de fazer parte da capacitação. “No nosso dia-a-dia de trabalho geralmente estamos sujeitos a situações inesperadas e saber como proceder e até mesmo prevenir determinadas ocorrências é muito importante tanto para nós, como profissionais, como também para população que se sentirá mais segura e protegida”, disse.

Conforme o presidente da Fetec, Daniel Lima, este tipo de capacitação está prevista em lei e já faz parte da metodologia de trabalho da fundação. “Partindo do princípio que a Fetec é a organizadora dos maiores eventos do Estado, como Boa Vista Junina, Natal, Carnaval, dentre outros, entendemos que é de extrema importância termos servidores capacitados para lidar com as mais diversas situações”, contou.

A capacitação e formação de brigadistas deve ser realizada anualmente e na Fetec acontece desde o ano de 2019, porém em 2020 não pôde ser realizada devido a pandemia de coronavírus.

LEI - A Norma Regulamentadora nº 23, a NR-23, aponta que uma brigada de incêndio é composta por um grupo de pessoas voluntárias, que passam a maior parte do seu tempo em um no mesmo local, como em uma empresa, por exemplo, e que são treinadas e capacitadas para auxiliarem os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente, em casos de incêndio.

Após o curso, todos recebem o atestado de brigadista de incêndio, que deve passar por reciclagem, anualmente. Se ocorrer alteração de 50% dos seus membros, o atestado deverá ser renovado.