Obras da saúde avançam e entram em fase de conclusão em Boa Vista
Além da zona urbana, o PA Nova Amazônia também vai ganhar a primeira Unidade Básica de Saúde
Por Jaqueline Pontes
18/07/2023 - Última atualização 18/07/2023
O investimento na saúde municipal é um compromisso que Prefeitura de Boa Vista tem cumprido com os moradores. Atualmente, a cidade possui oito obras em andamento, são elas: novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e as novas unidades básicas do bairro Airton Rocha, Pedra Pintada, Equatorial, São Vicente, Vila Jardim e PA Nova Amazônia, zona rural.
Em obras de ampliação, a UBS Buritis vai receber um novo anexo que está em fase de acabamento, com 75% dos trabalhos executados. Foram investidos recursos da prefeitura e também de emenda parlamentar. A construção do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial ‘Dona Antônia de Matos Campos’ (Caps II) está 70% concluída.
Outras quatro obras seguem em fase de acabamento, no município. A construção da unidade básica de saúde Airton Rocha está 85% concluída, a reconstrução da UBS São Vicente está com 57%. Já as UBSs Pedra Pintada/Said Salomão e a do PA Nova Amazônia (zona rural - Murupu) estão com 60% dos trabalhos concluídos. As obras de duas unidades estão em fase inicial, são elas: UBS Vila Jardim e Equatorial.
A prefeitura já entregou à população a unidade Ione Santiago, no bairro São Pedro, e ainda, a revitalização da UBS Drª Sandra Maria Lacerda e Drª Fanir de Oliveira. A UBS Pricumã, Jardim Floresta e 31 de Março passaram por reforma e a do Sílvio Botelho foi reconstruída. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, as novas obras beneficiarão famílias de regiões que ainda não possuem nenhuma unidade.
“Um dos compromissos da nossa gestão é com a saúde e temos investido muito nessa área, tanto na infraestrutura, quanto na ampliação e melhoria dos serviços. Por isso, logo entregaremos novas unidades de saúde para atender à população, não só aqui na cidade, mas também na área rural. Estamos animados em cumprir mais esse compromisso”, disse.

Horário ampliado – Entre as medidas para melhorar o serviço de saúde está a ampliação do horário de atendimento nas UBSs. Com a mudança, os serviços da Atenção Primária em 27 UBSs, que antes eram oferecidos em horário comercial, já estão funcionando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalos. Outras sete unidades seguem com expediente diferenciado até meia-noite.
Mais Médicos – Recentemente, 75 novos profissionais do ‘Programa Mais Médicos’, do Governo Federal, chegaram às UBSs de Boa Vista para ampliar a cobertura de atendimento à saúde. A previsão é que até agosto, mais 59 clínicos gerais devem chegar a capital para reforçar a Atenção Primária, um total de 134 novos servidores em um prazo de dois meses.
Processo seletivo - Além disso, tem um processo seletivo simplificado em andamento para contratação imediata de 170 profissionais da área da saúde. Divididos em 19 cargos e especialidades como médico, cirurgião-dentista, enfermeiro, fisioterapeuta e profissionais de nível técnico.