Tortas, biscoitos, bolos e muito mais você encontra no Projeto Crescer, produzidos pelos jovens da oficina de “Culinária e Panificação”. A atividade conta com 30 participantes, de 18 a 21 anos, proporcionando o desenvolvimento culinário e o empreendedorismo, além de estimular a relação interpessoal. Na sede do Crescer, localizada na rua Rosa Oliveira Araújo, 164, Sílvio Botelho, os produtos são comercializados com valores a partir de R$5, podendo ser negociado encomendas.
Durante a oficina, os jovens não aprendem apenas técnicas culinárias, mas também participam de aulas teóricas, desenvolvendo com dedicação e cuidado na prática. Cada etapa e processo reflete o zelo dos participantes, que buscam sempre aprimorar seus conhecimentos, incentivando não só o empreendedorismo, como também a responsabilidade com o trabalho em equipe.
“A oficina ajuda a abrir a mente para o empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e até a descoberta de talentos, alguns descobrem afinidade na cozinha, em vendas e até mesmo com a limpeza. É um ofício que só proporciona benefício a eles, tal como a prática, controle emocional e paciência”, disse Luis Bezerra, instrutor de Culinária e Panificação.
A atividade também é realização de sonhos. Para Ytallo José, 18 anos, participar da oficina é uma forma de pensar em seu próprio futuro como gastrônomo. “Desde pequeno tenho interesse na cozinha, é algo que me faz bem, faz bem a todos. Cozinhar é um ato de cuidado e amor, e com essa oficina consegui aprimorar meu conhecimento ainda mais. Aprendi além da prática, aprendi a me relacionar melhor com meus colegas e com o público. O Crescer me proporciona tudo isso e muito mais”, contou.
PROJETO CRESCER - Fundado em 2001, o projeto é administrado pela Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES). Conta atualmente com mais de 320 integrantes entre 15 a 21 anos. Todos recebem uma bolsa de R$230 mensal, vale-alimentação e vale-transporte e diversos outros benefícios. Através do projeto, os jovens de Boa Vista têm a oportunidade de seguir caminhos promissores.
As 10 oficinas do projeto - Convivência; Esporte, cultura e lazer; Sinalização e Educação para o Trânsito; Inclusão Digital; Artefatos em Madeira e MDF; Design de Corte e Costura e Criações; Artesanatos; Culinária e Panificação; Personalizados e Produtos Serigráficos e Oficina de Educação Ambiental e Compostagem.