Ainda em clima de carnaval, o Programa Cabelos de Prata juntamente com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) - Pintolândia e as UBS Santa Luzia e Sayonara, organizaram o Bloco Mais Saúde e Alegria, nesta sexta-feira, 23, com o objetivo de proporcionar aos integrantes uma manhã lúdica, incentivando-os a socialização e possibilitando assistência médica, como serviços de vacinação e aferição de pressão.
Atualmente são atendidos em ambas as unidades 320 idosos, sendo 80 deles integrantes do Programa Cabelos de Prata. A gerente do CRAS Pintolândia, Gisele Leitão, explicou que a parceria entre as UBSs e o CRAS acontece desde junho de 2023.
“Decidimos unir os idosos. Afinal, aqueles que são atendidos pelas UBSs são os mesmos que estão cadastrados no programa. Então, é um momento de interação, auxílio e orientação, fazendo com que, de forma divertida, eles cuidem da própria saúde”, comentou.
De acordo com o coordenador do Cabelos de Prata, Clebismar Soares, essas ações são de grande importância para os integrantes, tornando-os protagonistas da própria história e possibilitando uma vida mais prazerosa. “O programa traz vigor, saúde e tranquilidade para os idosos. Participar deste tipo de ação faz com que eles se lembrem que a idade não é limite. Eles amam estar entre si e se divertir”, contou.
Dona Inês de Castro, 65 anos, integrante do projeto há 5 anos, se fantasiou de Cupido para o bloquinho, tornando-a destaque entre as fantasias. “Eu gosto muito de participar desses eventos. Minha vida mudou muito e é com muita alegria que me divirto com meus amigos. Quando volto para casa, parece que vou voando pelas nuvens de tanta leveza. Tenho muito carinho pelo projeto”, relatou.
Já Francisco Pereira, 77 anos, comentou que seria ainda melhor se tivesse um ‘forrozinho” para eles. “Tudo é melhor com um forró, mas eu amo estar aqui com eles. Considero aqui minha segunda casa e os vejo como família. Cabelos de Prata é isso. É família”, disse.