Nesta segunda-feira, 19, ocorreu a Aula Inaugural do Coral do Servidor no auditório do Palácio 9 de Julho, abrindo os trabalhos de 2024 do projeto que existe há sete anos através do Programa Servidor de Valor, em parceria com Instituto Boa Vista de Música (IBVM). O objetivo é proporcionar aos servidores e aposentados momentos de interação social, criatividade, lazer, aprendizado e superação através da música.
As aulas vão ocorrer todas às segundas e quartas-feiras, das 08h às 10h, no auditório do Palácio 9 de Julho. Atualmente, o programa conta com a participação de 55 servidores, sendo eles 25 novos integrantes que fazem parte das secretarias municipais como SMAG, SMEC, SEMGES, SMSA e SEPF.
A aposentada Jô Matias participa do coral desde sua fundação. Ela se diz grata por todo o aprendizado que vem recebendo desde então. “O coral para mim é tudo. Significa muito para a minha vida. É a minha paixão. Falem mal de todos, mas não falem mal do coral. Espero participar até os últimos anos de minha vida”, contou.
A secretária municipal de Gestão Social, Nathalia Cortez, esteve presente na aula inaugural e expressou satisfação com o retorno das atividades, além de reforçar a importância da música para saúde mental dos profissionais.
“Além de fazer diferença na vida dos integrantes, o Coral do Servidor também faz diferença na nossa. É um projeto que proporciona muita alegria. É um momento que todos se reúnem para espantar a tensão do dia a dia de trabalho. Como dizem, ‘quem canta os males espanta’. Então, participar de momentos como esse representa valorização aos nossos servidores”, disse.
Os integrantes do coral aprendem todas as técnicas necessárias sobre canto coral, utilizando uma metodologia que compreende aulas de tessitura vocal, aquecimento, técnica e dinâmica. Além disso, são trabalhados repertórios voltados a cantores básicos, médios e avançados, coristas e pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho (oradores, professores, entre outros).