A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor do Município (SEDC/PROCON BOA VISTA), conta com representação na Assembleia Geral da Associação Brasileira de Procons – PROCONSBRASIL e na 33ª Reunião ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor com os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), eventos que ocorrem até o dia 8 de março, em Salvador (BA).
A secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, participa desses encontros na condição de gestora do Procon Municipal de Boa Vista e como Vice-presidente da ProconsBrasil. Reunindo representantes de todos os órgãos de defesa dos consumidores brasileiros, além da sociedade civil, ambos os eventos visam promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, além de debates a respeito de temas cruciais de proteção aos consumidores.
“É o momento para discutirmos toda a questão consumerista a nível de Brasil, verificando as políticas públicas que podemos criar e que sejam voltadas para os consumidores brasileiros e boa-vistenses. É o momento que damos um ‘start’ em ações que vão beneficiar os consumidores não somente no ano de 2024, como também nos próximos anos. Então, é uma importante oportunidade para conversarmos com os colegas, trocarmos experiências e traçarmos estratégias para termos ações que vão beneficiar a população”, disse Sabrina.
A secretária destaca também a importância do protagonismo do Procon Boa Vista a nível nacional, graças às ações desenvolvidas ao longo dos anos na capital, sempre visando a defesa dos direitos dos consumidores e a busca pelo reconhecimento nacional de um Procon municipal da região Norte, com a visão de atender à política da atual gestão, que é voltada a oferecer serviços de qualidade à população.
“É uma grande alegria para o Procon Boa Vista poder estar presente nas reuniões nacionais, levando nossa expertise de trabalho realizado ao longo dos anos, tanto na gestão anterior quanto agora, na gestão do prefeito Arthur Henrique, gestão que sempre busca os melhores serviços para a população. Então, a cada dia, o Procon Boa Vista se renova, oferecendo novos serviços e procurando ter a melhorar estrutura para proporcionar serviços de qualidade, tanto para os servidores que atuam no órgão, quanto para a população, que será atendida da melhor forma possível”.
Discussões – O primeiro encontro do ano dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), que começou nesta quinta-feira, 7, conta com seis painéis temáticos: O racismo nas relações de consumo; Atuação do SNDC junto às concessionárias de energia; Proteção das mulheres nas relações de consumo; Superendividamento nas relações de consumo e Lançamento do Renegocia (2ª edição).
Participam os Procons municipais e estaduais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades civis de defesa do consumidor. O evento se encerra nesta sexta-feira, 8, e será transmitido pelo canal da Escola Nacional de Defesa do Consumidor.