Meio Ambiente

Prefeitura de Boa Vista promove blitz ambiental para sensibilizar população contra as queimadas urbanas

Ação segue por todo o mês de março, atendendo bairros como Raiar do Sol, União, Senador Hélio Campos, Silvio Botelho e Nova Cidade

Por Bruna Norales

04/03/2024 - Última atualização 04/03/2024

Como forma de promover a conscientização em prol do meio ambiente e da saúde pública, a Prefeitura de Boa Vista vem intensificando uma campanha de combate às queimadas e aos incêndios. Ao longo do mês de março, educadores ambientais visitam os bairros Raiar do Sol, União, Senador Hélio Campos, Silvio Leite e Nova Cidade, que são os que têm registrado os maiores números de ocorrências, segundo a Central 156.

Ao longo do mês de março, educadores ambientais visitam os bairros Raiar do Sol, União, Senador Hélio Campos, Silvio Leite e Nova Cidade.

A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o objetivo é garantir que os moradores da região e proximidades conheçam as medidas e os cuidados necessários para evitar a queima de lixo, por exemplo. O secretário da pasta, Alexandre Santos, afirma que esta é uma forma de também cuidar do meio ambiente.

“Muitos moradores ateiam fogo no próprio lixo. Isso é um perigo enorme para o meio ambiente e para nós também. Aqui na capital, estamos procurando lidar da melhor forma com essa emergência ambiental no Estado”, contou.

Os moradores sofrem com a fumaça na cidade.

Para o empreendedor Enilson Menezes, de 39 anos, a ação chegou na hora certa. “Toda essa fumaça na cidade está horrível. Logo pela manhã, vemos o céu nublado com ela. É muito ruim. Ações como essa nos alertam sobre a importância de conhecer os meios de combate na área urbana”, relatou Enilson.

As blitzen ocorrerão uma vez por semana.

As blitzen ocorrerão uma vez por semana, ocasião em que os profissionais vão orientar os moradores e esclarecer eventuais dúvidas. “Desde julho de 2023, estamos fazendo esse trabalho de conscientizar a população sobre a prevenção das queimadas e incêndios. Com a atual situação do Estado, intensificamos as ações”, disse Lucimar Almeida, educadora ambiental da SEMMA.