A Prefeitura de Boa Vista, reforçando seu compromisso com a valorização dos artistas locais, lança o primeiro curso do Programa Municipal de Capacitação Artístico-Cultural. Com o tema "Gestão e Produção Cultural", vai ocorrer dos dias 11 a 15, das 18h30 às 22h, na sala Multiuso do Teatro Municipal de Boa Vista.
A capacitação será ministrada por Romulo Avelar, referência nacional na elaboração de projetos culturais. Nas duas últimas décadas, já ministrou mais de 192 cursos pelo Brasil nas áreas de produção, planejamento e gestão cultural, em várias cidades brasileiras. Ele é autor dos livros “O Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural” e "Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto: uma experiência de gestão cultural”.
Serão oferecidas 60 vagas e as inscrições poderão ser feitas no Teatro Municipal, no dia do evento. Segundo o Dyego Monzzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), o curso tem como objetivo principal profissionalizar os trabalhadores da cultura na capital, proporcionando-lhes ferramentas práticas e teóricas para a elaboração eficaz de projetos culturais.
“Este curso é uma oportunidade única para os artistas de Boa Vista elevarem suas capacidades, contribuindo para o enriquecimento do cenário cultural da cidade e fortalecendo a cultura local. Isso vai destacar ainda mais a cidade de Boa Vista como um polo cultural em constante evolução”, disse.
O Programa – Criado em janeiro de 2024, o Programa Municipal de Capacitação Artístico-Cultural é uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista que visa promover o desenvolvimento e a qualificação dos profissionais da cultura. Através de cursos, workshops e outras atividades, busca fortalecer o cenário cultural local, destacando Boa Vista como um polo artístico e cultural relevante no país. Novos cursos serão lançados ao longo deste ano.