A última Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de bovinos, ocorrida entre os dias 18 e 27 de março em Boa Vista, contou com a imunização de 3.205 animais nas 16 comunidades indígenas do município. Além da assistência especializada gratuita, os técnicos da prefeitura também aplicaram vermífugo nos animais.
O Ministério da Agricultura (MAPA) reconheceu o estado de Roraima como livre da aftosa sem vacinação. De acordo com o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, durante o período obrigatório da imunização dos rebanhos, a prefeitura prestou assistência de forma eficiente aos criadores, somando esforços para a conquista desse novo status em Roraima.
“A Prefeitura de Boa Vista faz esse trabalho em todas as comunidades indígenas do município, finalizando o ciclo da vacina de maneira eficiente e compromissada com os pecuaristas indígenas da capital”, disse Guilherme.
Recomendada pelo MAPA, a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa ocorria em duas etapas durante o ano. Até então, era obrigatória a imunização do rebanho para a manutenção do estado seguir livre da doença. Animais contaminados apresentam ferimentos, excesso de saliva, dificuldade de locomoção, entre outros sintomas.
O diagnóstico da doença no estado pode acarretar grandes prejuízos na comercialização da carne, leite e derivados, além da possibilidade de o país sofrer embargos na exportação.