Comemorar o Dia Mundial da Terra (22 de abril) é celebrar também a vida. Para sensibilizar crianças e adolescentes por meio da Educação Ambiental, a Prefeitura de Boa Vista promove uma série de visitas técnicas ao Parque Ecológico Bosque dos Papagaios. A primeira ocorreu na manhã desta segunda-feira, 22, com participação de mais de 100 pessoas de todas as idades.
Aberto ao público, o evento é organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Os participantes são acompanhados em uma trilha com educadores ambientais e depois seguem para as oficinas de Reciclagem, Compostagem e Coleta Seletiva. Ocorre também uma palestra da Organização Internacional Nova Acrópole com o tema “Conselhos Ancestrais da Mãe Terra”.
“O bosque completa 15 anos em 2024. Temos 13 hectares que antes eram usados para o descarte incorreto de resíduos sólidos. Foram retiradas mais de 300 toneladas de lixo. Realmente, era como um lixão. Hoje, o espaço é usado para promover Educação Ambiental para os visitantes, assim como para acolher animais vítimas de tráfico”, explicou o superintendente de Sustentabilidade da SEMMA, Leandro Silveira.
Na atual crise climática, decorrente dos efeitos do aquecimento global, ações como essa servem para sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com o planeta. Um dos aprendizados durante as oficinas foi sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha para fazer sabão. O produto, em si, é bastante poluente, mas com a reciclagem, é possível amenizar os impactos negativos no meio ambiente.
Educação Ambiental na prática
Dentre os participantes do primeiro dia, estavam os integrantes do Projeto Conviver, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centenário e os jovens do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC). Os visitantes aprovaram a trilha guiada. E além de aprenderem sobre a história do bosque, também conheceram as espécies de animais e plantas. Tudo com o auxílio dos educadores ambientais da SEMMA.
Para o pequeno integrante do Projeto Conviver, Arthur Lisandro, de 10 anos, o passeio foi incrível. “Foi muito legal conhecer todas essas plantas e animais. Aprendi um pouco sobre a rotina da anta. Ela é preguiçosa durante o dia, mas quando a noite chega, sai para se alimentar. Foi o meu animal favorito hoje”, contou.
Depois de alguns anos, Bruno Vinicius voltou ao Bosque dos Papagaios com o SENAC e saiu satisfeito com a experiência. “É a primeira vez que participo de uma visita completa dessa forma. Antes eu passei pelo bosque rapidamente. É muito interessante aprender sobre os animais que encontram amor e cuidado no mantenedor, pois não podem ser soltos na natureza”, disse o jovem de 18 anos.
BOSQUE DOS PAPAGAIOS – Aberto durante todos os dias, exceto feriados e pontos facultativos, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Vale ressaltar que no local não é permitido ingressar com animais domésticos, alimentar os animais, entrar com bebida alcoólica, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.