Cultura

BOA VISTA JUNINA 2024 - Prefeito Arthur Henrique anuncia atrações e novidades do Maior Arraial da Amazônia

A festa será de 1º a 8 de junho, com o concurso de 28 quadrilhas juninas, participação de 35 artistas locais, shows nacionais de Marília Tavares, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo e, claro, a Maior Paçoca do Mundo

Por Phueblo Caliri

05/05/2024 - Última atualização 05/05/2024

Neste sábado, 4, o Teatro Municipal de Boa Vista foi palco de um anúncio que promete agitar a capital de Roraima. O prefeito Arthur Henrique revelou os detalhes do tão aguardado Boa Vista Junina 2024, que acontecerá entre os dias 1º e 8 de junho, na Praça Fábio Marques Paracat. O tema escolhido é "O Arraial da Nossa Gente, Festa da Tradição, é Boa Vista Pra Frente", refletindo o compromisso da cidade em preservar suas raízes culturais enquanto olha para o futuro.

Durante a noite de celebração, que contou com a presença do movimento quadrilheiro, o prefeito destacou que o evento contará com o concurso de 28 quadrilhas juninas, a Maior Paçoca do Mundo, apresentação de 35 artistas locais e os shows nacionais de Marília Tavares e de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo com o espetáculo “Encontro Inesquecível”.

As quadrilhas se apresentarão em um tablado 100% coberto

Arthur garantiu ainda que a estrutura este ano terá uma arquibancada para quase 5 mil pessoas. Outra novidade é que o tablado onde as quadrilhas se apresentam será 100% coberto, garantido que todos os grupos tenham as mesmas condições de apresentação, independente do clima. O Boa Vista Junina é o Maior Arraial da Amazônia, uma festa que fortalece a cultura e movimenta a economia da nossa cidade.

“Trabalhamos sempre para superar o evento do ano anterior. Estamos trazendo mais investimentos para o Maior Arraial da Amazônia porque sabemos que esse grande espetáculo cultural, que é tradicional na nossa cidade, valoriza nossos artistas, traz desenvolvimento econômico, garante o futuro para muitos jovens e ainda gera emprego e renda para a nossa população, para o pessoal que trabalha diretamente e indiretamente no evento”, disse o prefeito Arthur Henrique.

A abertura do Boa Vista Junina 2024 será com o grande encontro dos artistas nacionais Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, um show que promete emocionar o público. Durante a semana, o evento contará com a participação de artistas da terra. Já no dia 6 de junho, a grande estrela roraimense Marília Tavares retorna ao arraial como atração nacional e promete abrilhantar ainda mais a festa.

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo farão a abertura do Boa Vista Junina 2024
A cantora roraimense Marília Tavares também será uma das atrações nacionais do evento

O retorno da realeza

Na noite de lançamento do Boa Vista Junina 2024, o público acompanhou também o concurso que escolhe os destaques do arraial: Rei Matuto, Rainha Caipira e Rainha da Diversidade. Após pedido das quadrilhas, a competição retorna ao calendário do evento. A disputa foi acirrada no palco Roraimeira, com apresentações de tirar o fôlego de 10 casais reais e 13 candidatas da diversidade. Após avaliação dos jurados, a corte junina foi formada. Daniel Silva Trindade, da quadrilha Zé Monteirão, foi eleito Rei Matuto e Simone Valente, da quadrilha Garranxê, foi coroada Rainha Caipira. Pamela Tsuname, também da Garranxê, foi eleita a nova Rainha da Diversidade.

Rei Matuto, Rainha Caipira e Rainha da Diversidade do Boa Vista Junina 2024

Com investimento da Prefeitura de Boa Vista, quadrilhas se preparam para um grande espetáculo

A Prefeitura de Boa Vista repassou R$ 1,5 milhão para o Movimento Junino, visando fortalecer e valorizar as tradições juninas da região e garantir um espetáculo grandioso para a população. Esse montante inclui apoio financeiro às quadrilhas, premiações para os destaques do concurso e custeio de passagens aéreas para a quadrilha campeã representar a cidade de Boa Vista nas competições nacionais.

David Araújo, presidente do Grupo Folclórico Zé Monteirão, celebrou a novidade desse ano do tablado ser totalmente coberto e lembrou que as chuvas sempre foram um problema para os grupos. Para ele, essa é mais uma vitória para os grupos de quadrilha.

Público vibrou durante as apresentações dos grupos de quadrilha no palco Roraimeira

“Estamos realmente muito felizes. Hoje foi um dia de muitas vitórias por conta dessa grande novidade para o movimento quadrilheiro, que é a cobertura no tablado. Agora, não vamos mais ter preocupação com chuva, graças ao prefeito e a toda equipe da prefeitura” disse.

Arthur Henrique também apresentou o novo aplicativo de notas que os jurados do concurso de quadrilhas usarão para avaliarem cada apresentação. O que deixará o processo ainda mais rápido, transparente e justo.

Confira o resultado geral do concurso de Rei Matuto, Rainha Caipira e Rainha da Diversidade do Boa Vista Junina 2024:

Rei Matuto:
1° Daniel Silva da Quadrilha Zé Monteirão
2° Arthur Rosa da Quadrilha Eita Junino
3° Patrick Adhan da Quadrilha Garranxê

Rainha Caipira:
1°  Simone Valente da Quadrilha  Garranxê
2° Chocolate da Quadrilha Amor Caipira
3° Mikelle Maia da Quadrilha Eita Junino

Rainha Caipira da Diversidade:
1°  Pamela Tsuname da Quadrilha Garranxê
2° Nathally Matarazzo da Quadrilha Eita Junino