Serviços Públicos

Boa Vista terá novo cronograma de coleta de lixo doméstico a partir de sexta-feira, 17

Mudanças ocorrem para atender com mais eficiência setores onde a produção de lixo é acentuada devido à expansão da área urbana e crescimento populacional

Por Suyla Natanna

14/05/2024

Nos últimos anos, Boa Vista apresentou um aumento de 30% na geração de lixo doméstico devido à expansão da área urbana e crescimento populacional. Para otimizar o tempo e aperfeiçoar a qualidade do serviço de coleta, a prefeitura vai adotar, a partir da próxima sexta-feira,7, um novo cronograma para recolhimento dos resíduos.

Atualmente, os caminhões recolhem o lixo doméstico três dias da semana em cada bairro. Com a alteração no cronograma, em alguns locais, o serviço será em dias e períodos diferentes. Nos bairros Aeroporto e Cinturão Verde, por exemplo, será adotada a modalidade parcial, sendo parte no período diurno e outra, noturno.

Essas modificações adotadas pela prefeitura de Boa Vista não afetam a frequência do recolhimento dos resíduos e vão ocorrer em pontos específicos da cidade que necessitavam de adequação. Desta forma, segundo o superintendente de Serviços Públicos, Rômulo Almeida, o acúmulo de lixo será evitado.

“Manter a cidade limpa é um compromisso na gestão do Prefeito Arthur Henrique. Nós remanejamos as equipes para atender de maneira mais eficiente locais onde há maior fluxo de pessoas e, consequentemente, maior geração de resíduos e adequamos os horários para otimizar o trabalho”, disse.

Confira o novo cronograma


Outros bairros com alterações na coleta

João de Barro passa ter coleta porta-a-porta de forma parcial

Essas adequações possibilitaram ainda incluir, de forma parcial, a área de expansão João de Barro, na rota de coleta. Os caminhões de lixo passarão de porta em porta em algumas regiões às terças, quintas e sábados, durante o dia, coletando os resíduos produzidos pelos moradores.

Por enquanto, essa modalidade de coleta vai atender apenas uma parte do loteamento. No restante do lugar, onde os veículos têm dificuldade de acesso, a população precisa continuar depositando o lixo nos containers espalhados em pontos estratégicos. O esvaziamento dos containers será feito nos mesmos dias da coleta.