Com uma mensagem profunda sobre união, confiança e amor, sobretudo no contexto familiar, o espetáculo “Encanto, o Musical” fez do Teatro Municipal de Boa Vista um palco para alegrias intensas e fortalecimento de vínculos nesta quinta-feira, 23. Inspirada na animação da Disney, a obra foi idealizada pelo Instituto Boa Vista de Música (IBVM), em parceria com a prefeitura e artistas locais de diversos segmentos.
No palco, Mirabel (Violeta Castro, que também assina a direção cênica do espetáculo) busca desvendar os mistérios que envolvem sua família (os Madrigal), onde todos são abençoados por uma intensa Magia, exceto ela. Porém, quando tal poder se torna ameaçado, assim como a vida de todos à sua volta, ela se vê entre seus conflitos internos e “salvar o dia”.
O espetáculo começou a ser preparado em janeiro deste ano e se tornou mais um desafio para quem ama a arte e sabe das dificuldades de torná-la real e acessível. Porém, envoltos na essência que está evidente no próprio enredo tanto da animação quanto do espetáculo – a união –, todo e qualquer obstáculo é superado. E o resultado foi uma grande e tocante obra de arte que emocionou famílias inteiras.
“Foi extremamente satisfatório, principalmente porque a gente estava trabalhando com pessoas que nós conhecíamos, amigas, muito talentosas e extremamente comprometidas. Fazer arte é difícil. Então, temos que estar com pessoas que somem. E a mensagem de ‘Encanto’ tem a ver justamente com a força da união, não só da família, mas dos amigos. Para mantermos a ‘chama do Milagre’ acesa, o fator principal é a união. Precisamos estar junto todo o tempo”, disse Violeta.
A cantora e assessora jurídica Greice Kelly foi ao teatro com a filha Isabelle e uma amiga prestigiar “Encanto” e garante que todas se emocionaram com o que viram em cena. “O espetáculo foi maravilhoso. Fui surpreendida por tanta qualidade. A orquestra estava perfeita e atores primorosos. Fiquei emocionada. Já havia assistido muitas vezes ao filme. Ver o espetáculo foi bem mais tocante”, comentou.
Luziane Batista e Raikar Stone, na companhia de familiares, amigos e da pequena Esther, foram ao teatro animados. Eles se surpreenderam com toda a produção. “Foi um show sem igual. Cantei todas as músicas do filme e a Esther ficou todo o tempo prestando atenção. Foi tudo excelente”.
Comprometimento e seriedade
Para o diretor artístico-musical do IBVM, Beany Cabrera, cada espetáculo é um grande desafio, ainda mais quando se trata de uma produção do porte que foi “Encanto”. Porém, o alto nível dos artistas envolvidos IBVM e o comprometimento de todos com a arte sempre contribui para o brilhantismo, o que também resulta em mais pessoas indo ao teatro contemplar tais iniciativas.
“O Instituto dá essa oportunidade para que outros artistas possam participar, onde, na realidade, eles se descobrem. Quando você escolhe um ator, alguém para cantar ou atuar num musical, você tem uma imagem e logo se surpreende pelo trabalho que consegue fazer. Tanto é que a parte cênica, o elenco, já começou a ver o texto desde o início do ano. Então, dá um trabalho, pela quantidade de pessoas que têm no elenco desse espetáculo, mas o resultado é sempre o melhor possível”, destacou.
Lançada em novembro de 2021, Encanto está entre as animações de maior sucesso da Disney, tendo arrecadado mais de US$ 256 milhões em todo o mundo. E um de seus destaques é justamente não ter um vilão, onde todos em cena são seus próprios antagonistas. Hemilly Marques, que viveu Isabela Madrigal na montagem em Boa Vista, ressaltou que a mensagem da obra tem um foco especial nas famílias.
“A história dos Madrigal é um pouquinho complicada, porque a avó (Alma) quer muito deles. Ela exige nada mais do que a perfeição. Então, todos estão sempre sob muita pressão e a Isabela sempre quer ser a mais perfeita. Quer fazer tudo certo e direitinho pela família. E aí ela acaba sentindo essa pressão. Então, desde o começo a gente trabalhou os personagens pensando nesse contexto todo e foi importantíssimo para a gente entender que não é só uma história infantil. É sobre pessoas que se cobram muito. Aí eu acho que a gente conseguiu passar isso através da nossa atuação e das músicas”.
________________
Produção: Instituto Boa Vista de Música (IBVM)
Direção cênica: Violetta Castro – Colaboração: Gabriely Damasceno
Direção artística/musical: Beany Cabrera
Direção coreográfica: Well Souza
Direção vocal: Nathália Lago – Colaboração: Awancer Dias e Hemily Marques.
Elenco:
Agustín – Ithalo Raphael
Alma Madrigal – Kaline Barroso
Antonio Madrigal – Luan Miguel de Almeida Leite
Bruno Madrigal – Davi Araújo
Camilo Madrigal – Awancer Dias
Criança 1 do Vilarejo – Manuela Pantoja
Criança 2 do Vilarejo – Israel Daniel Victor Oliveira
Criança 3 do Vilarejo e Mirabel Criança – Manu Ribeiro
Dolores Madrigal – Anna Lu Barros
Félix – Frank Rafael
Isabela Madrigal – Hemily Marques
Julieta Madrigal – Joice Cavalcante
Luisa Madrigal – Clara Zion
Mariano Guzman – Lucas Rossetti
Mirabel Madrigal – Violeta Castro
Pepa Madrigal – Nathália Lago
Coro de Apoio: