Educação

Escolas municipais recebem ações de prevenção e combate a violência contra crianças e adolescentes

A iniciativa é direcionada a alunos, pais e profissionais das unidades, integrando tratativas do Selo UNICEF

Por SEMUC

23/05/2024 - Última atualização 23/05/2024

A Escola Municipal Indígena Martins Pereira da Silva, localizada na Comunidade Morcego recebeu Oficinas e uma palestra sobre Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-Estar no contexto de Promoção e Prevenção às Violências contra Crianças e Adolescentes. O evento faz parte das ações desenvolvidas no contexto dos Resultados Sistêmicos 5 e 6 do SELO UNICEF (Eixo Indígena, Migrantes e Refugiados).

A ação, direcionada aos alunos, pais, servidores e lideranças das comunidades indígenas atendidas com escolas municipais é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Combate e prevenção a Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescente

Durante a programação o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre a temática do Maio Laranja e receber orientações dos técnicos das secretarias, visando a sensibilização, prevenção e enfrentamento à Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescente.

"Com as orientações dos técnicos, fica mais fácil identificar alguma situação que colocará em risco os nossos filhos", disse Cordélia King, mãe do Pedro Henrique

Para Cordélia King, mãe do aluno Pedro Henrique, o evento foi oportuno e trouxe ensinamentos importantes. “A gente tem que cuidar dos filhos. Converso bastante com eles, não deixo andarem com uma pessoa que eu não conheço. Com as orientações dos técnicos, fica mais fácil identificar alguma situação que colocará em risco os nossos filhos. É muito importante essa e agradeço muito a vinda desses profissionais”, disse.

Quem também recebeu com entusiasmo a ação foi a 1ª Tuxaua da Comunidade do Morcego, Leirejane Macuxi. “São temas bastante debatidos dentro da comunidade, e isso só fortalece uma luta que a gente já trava. É uma forma de ampliarmos essa discussão, conversando diretamente com os pais, alunos e profissionais das escolas. Falar sobre esse assunto é uma das formas mais eficazes de combatermos esse tipo de prática”, falou

Além da Escola Martins Pereira, outras escolas receberam essa ação, com temáticas voltadas ao Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-Estar, bem como a Prevenção aos vários tipos de violência, que vai desde o bullying a violência sexual.

O Selo UNICEF

É uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao selo, o município assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.