Com o tema “Paz no trânsito começa em você”, a Prefeitura de Boa Vista abriu oficialmente, nesta terça-feira, 7, a campanha Maio Amarelo, mês de conscientização pela redução de acidentes no trânsito. A cerimônia ocorreu na Escola Municipal Cunhantã Curumim, localizada no bairro Buritis, e reuniu autoridades, servidores, estudantes e professores.
A iniciativa mundial chega à sua 11ª edição em 2024. Há nove anos, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) promove ações alusivas ao mês na capital. A campanha incentiva a reflexão sobre a responsabilidade de todos na construção de um trânsito mais seguro. Como parte da celebração, UIU, o novo mascote do Maio Amarelo, foi apresentado ao público.
“O nosso foco este ano é a Educação para o Trânsito na Primeira Infância. Haverá uma serie de ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino, porque através das nossas crianças alcançamos os adultos. A maior parte dos acidentes são resultado de imprudência no trânsito. Todo mundo que está em um veículo é responsável pela sua vida e pela vida do próximo,” disse o prefeito Arthur Henrique.
Boa Vista registra redução no número de acidentes de trânsito em 2024
Em 2023, Boa Vista registrou 2.125 acidentes em vias da cidade. Já nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, foram 339 ocorrências. A capital contabilizou 371 sinistros entre janeiro e fevereiro de 2023. O número caiu para 339 no mesmo período de 2024. Ou seja, uma redução de 8,6%.
Entre as principais causas de acidentes de trânsito em 2023 e 2024 estão colisão, queda de moto e atropelamento de pessoas. A avenida General Ataíde Teive foi a via com mais registros em 2023, com 157 ocorrências. Entre os bairros, o Asa Branca contabilizou mais acidentes, 121.
As infrações de trânsito mais cometidas foram não usar cinto de segurança (1.224 registros), estacionar em vagas reservadas a idosos (1.120 registros) e estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência (723 registros).
Prefeitura investe para garantir mais segurança no trânsito
A gestão municipal intensificou os investimentos em sinalização e educação para o trânsito, com o objetivo conscientizar os condutores e reduzir os acidentes. Nos últimos anos, foram instalados 13 pontos de fiscalização de velocidade (radares) em áreas críticas e quatro pontos com lombadas eletrônicas, que auxiliam na fiscalização e orientação da velocidade dos condutores.
Mais de 1.200 km de sinalização horizontal foram revitalizados, com pinturas de vias e faixas de pedestres. A prefeitura ainda instalou 2.222 placas de sinalização vertical pela cidade. Boa Vista conta com 33 pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho ou parada sobre a faixa de pedestre, além do sistema de monitoramento da cidade (BOA VISTA SEGURA) e 90 câmeras para monitorar o fluxo de veículos, acidentes, furtos, dentre outros.
“Na gestão do prefeito Arthur Henrique tivemos muita evolução. Instalamos novos semáforos, quase dobramos o número de fiscalizações eletrônicas, adquirimos novas viaturas para a SMTRAN, valorizamos os agentes com o PCCR, adquirimos 16 novas motocicletas, instalamos lombadas, quebra-molas, meios-fios, e tivemos uma redução significativa nos acidentes de trânsito”, explicou o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes.
Educação é a chave
A educação para o trânsito é essencial para a diminuição dos acidentes e mortes nas vias. É por meio dela que a prefeitura sensibiliza as pessoas para adotarem comportamentos corretos e seguros. A Minicidade Itinerante de Trânsito, por exemplo, está presente nas ações do município e espaços públicos da cidade, para ensinar regras de trânsito às crianças da educação básica. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito ainda promove palestras sobre direção defensiva e comportamento no trânsito em todo estado.