Com cerca de 35 mil atendimentos em oito edições e diversos bairros visitados na área urbana de Boa Vista, agora foi a vez da zona rural. A 9ª edição do Prefeitura Com Você ocorreu neste sábado, 29, na Escola Municipal Indígena Ko’Ko Ermelinda Raposo da Silva (Comunidade Campo Alegre). O objetivo foi atender os mais de 3.800 moradores das comunidades da região do baixo São Marcos.
Foram ofertados atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, empreendedorismo e muito mais. “O evento existe para levar os serviços para perto da população e na área rural não poderia ser diferente. Da saúde ao lazer, são vários os atendimentos disponíveis para os moradores. No Prefeitura Com Você, eles podem resolver questões médicas e burocráticas, mas também se distrair”, afirmou o prefeito Arthur Henrique.
De fato, quem compareceu, aproveitou tudo isso. Cristiane Duarte, por exemplo, tem 40 anos e é moradora da comunidade Campo Alegre. Ela garantiu um “tour” pela ação municipal. “Comecei pela manicure para pintar as unhas e depois vou ao clínico geral, pois tenho sentido um formigamento nas mãos. Visitei o evento para me cuidar e ficar bonita também”, disse a agente de limpeza.
Levando qualidade de vida para os moradores
Os serviços de saúde são sempre os mais procurados por quem vai ao evento e em Campo Alegre não foi diferente. “Com a ação, cuidar da saúde se torna mais confortável e fácil. Têm médicos atendendo mães, crianças e toda a nossa população. Para a gente ter uma consulta é trabalhoso, precisamos ir até a cidade e isso leva grande parte do nosso tempo. Mas hoje estamos recebendo os cuidados perto de casa”, afirmou o tuxaua da comunidade, José Peixoto.
Para quem tem 12 filhos, fica difícil organizar o tempo para ir até a área urbana do município em busca de resolver as questões burocráticas. O agricultor Renato Lima, de 51 anos, é morador da comunidade Ilha e aproveitou o momento para regularizar as documentações do Cadastro Único e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
“Estava esperando para atualizar o cadastro de uma das minhas filhas também, que estava pendente. Aproveitei para conhecer tudo que é oferecido aqui para as nossas comunidades, têm vários projetos e, como sou agricultor familiar, preciso conhecer”, contou Renato.
Os pequenos nunca ficam de fora
Garantir o espaço da criançada e das mamães é com a prefeitura mesmo. Geiciane Rocha, 20 anos, mora na comunidade Darora e, assim como Renato, também foi ao Prefeitura Com Você para atualizar o Cadastro Único. Ela é mãe do bebê Endrick Rocha, de apenas um mês, então sentiu-se grata pelo cuidado no fraldário do Programa Família Que Acolhe (FQA).
“É muito bom ter um lugar só para as mães e bebês. Eu troquei a fralda do Endrick e também aproveitei para amamentar. Esse conforto ajuda muito. Também vou ao clínico geral para colocar os cuidados com a saúde em dia”, disse.
Prefeitura Com Você em Campo Alegre
SAÚDE – Vacina, farmácia, odontologia, testagem rápida, emissão do cartão SUS, pesagem do Bolsa Família, suplementação de vitamina A, distribuição de hipoclorito e preservativos, aferição de pressão e glicemia, vacinação de cães e gatos.
GESTÃO SOCIAL – Cadastro único, distribuição de plantas medicinais, conselho tutelar (informações e registros de denúncia), exposição de produtos do projeto crescer, salão de beleza.
EDUCAÇÃO E FQA – Playground infantil, atividades de pintura e desenhos, jogos de tabuleiro, contação de histórias, oficina de combate ao abuso infantil (para crianças), cantinho da amamentação e fraldário, atualização cadastral do FQA, orientação sobre amamentação e cuidados com o bebê.
SEGURANÇA E EMPREENDEDORISMO – Minicidade de Trânsito e apresentação do canil da Guarda Civil Municipal/Feirinha com expositores beneficiários da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME) nas comunidades indígenas.
AGRICULTURA – Solicitações em geral, insumos, fretes, serviços de tratores e máquinas amarelas.
Edições de sucesso desde 2023
Desde 2023, a Prefeitura de Boa Vista leva os serviços para mais perto da população. A ação já passou pelos bairros Senador Hélio Campos (Escola Luiz Canará), Pintolândia (Sede do FQA), João de Barro (Rua do bairro), Profª Araceli Souto Maior (Escola Palmira Castro), Cidade Satélite (Escola Vila Jardim), Airton Rocha (Escola Laucides Oliveira), Equatorial (Escola Hilda Franco) e Asa Branca (Escola Carmem Eugênia Macaggi). Nas oito edições foram contabilizados cerca de 35 mil atendimentos. É Boa Vista pra Frente!