Talento e criatividade dos alunos foram destaque durante o festival “Somos Amazônia, Somos América, Somos Brasil”, promovido pela Escola Municipal Newton Tavares. O evento literário e cultural ocorreu nessa sexta-feira, 28, com a participação de 930 estudantes e servidores da unidade, marcando o encerramento das aulas do 1º semestre da rede municipal de ensino.
De acordo com a gestora Adones Meneses, o projeto propõe a integração e a inclusão de todas as crianças. “É uma proposta que traz valorização da cultura de todas as regiões brasileiras, mas também dessa nova essência de Roraima com os imigrantes, que trouxeram outra cultura para o estado”, disse.
Os alunos dançaram, cantaram e encantaram o público que compareceu ao festival. Juliana Nataly, 5 anos, dançou carimbó, ritmo de origem do estado do Pará, norte do Brasil, e aproveitou o momento para se divertir com os colegas de turma. “A gente ensaiou muito com a tia para dançar e eu estou feliz”, contou.
Projeto literário
Além do ensino infantil, a Escola Newton Tavares oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para aquelas pessoas que não terminaram os estudos. No festival, os estudantes montaram uma exposição biográfica de imigrantes venezuelanos que chegaram ao estado roraimense para recomeçar a vida após saírem da terra natal.
Katerin Joximar, 19 anos, aluna da 3ª série, participou da produção do livro que entrou em exposição no evento. “Eu sou venezuelana e estou tendo a oportunidade de estudar aqui na escola. Depois que comecei a aprender, eu consegui um emprego em um supermercado da cidade e é muito gratificante tudo que está acontecendo”, declarou.
Recesso escolar à vista
Nesta sexta-feira, 28, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, entre urbanas, campo e indígenas, encerraram as atividades pedagógicas do 1o semestre do ano letivo. Centro de Autismo, Centro de Educação Especial e Biblioteca Municipal também seguem o cronograma e retomam os trabalhos no dia 18 de julho.