Garantir a segurança das pessoas em vulnerabilidade social é um dos principais deveres da Prefeitura de Boa Vista. E para aprimorar essa proteção, nesta quinta-feira, 27, o prefeito Arthur Henrique entregou três vans equipadas para a Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES). Os veículos foram destinados aos serviços de acolhimento institucional para crianças e idosos da capital e ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante.
Juntos, os serviços de acolhimento institucional Infantil Condomínio Pedra Pintada (SAICPP) e de Longa Permanência para Idosos (SAILPI) atendem 50 pessoas. Agora, cada uma dessas instituições possui uma van. Os dois primeiros veículos são equipados para proporcionar conforto e acessibilidade, com sistema de elevador, ar-condicionado, fixadores e cinto de segurança, garantindo um transporte especializado para pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida.
“As vans comportam três cadeiras de rodas e mais seis passageiros. Estamos investindo no transporte das pessoas institucionalizadas para atividades diversas, como o cumprimento da rotina escolar, passeios ao cinema, pontos turísticos, práticas esportivas e muito mais. Isso traz qualidade de vida e anula o sentimento de falta de pertencimento na sociedade. Todos eles, crianças e idosos, recebem muito carinho, afeto e cuidado dos nossos profissionais”, disse o prefeito Arthur Henrique.
A iniciativa chegou em ótima hora, segundo as gerentes do SAICPP e SAILPI, Ivanilde Teixeira e Luciana Aguiar. “A nossa rotina vai melhorar e vamos poder transportar todos sem preocupações com os equipamentos de acessibilidade. Esses passeios com os idosos trazem bastante alegria, eles gostam muito. Mal posso esperar para mostrar a eles”, afirmou Luciana.
Os serviços para a área urbana e rural também foram atendidos
A assistência social municipal não se limita à área urbana. Além dos sete CRAS em bairros de Boa Vista, a prefeitura também atende as áreas indígena e rural. São 1.053 crianças e adolescentes, 202 idosos e 1.553 famílias no Cadastro Único, sendo 858 beneficiadas pelo Bolsa Família, todos atendidos pelos serviços do CRAS Itinerante. O veículo de 16 lugares vai garantir a locomoção dos responsáveis por esse trabalho.
“Os servidores atuam a cada 15 dias para atender as 17 comunidades. É um trabalho árduo. São mais de 160 km percorridos, mas além da estrada profissional, também estamos trilhando um caminho de inclusão social para todos. Então, esse trabalho é muito especial para nós e poder aprimorar o transporte de quem está fazendo a diferença, é essencial”, contou a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez.