Gestão

Prefeito Arthur Henrique participa de audiência em Brasília e discute a exploração de petróleo na bacia do Tacutu

As atividades ainda precisam de mais estudos técnicos para poderem ser autorizadas. O ponto será na bacia do Rio Tacutu, abrangendo três municípios do Estado

Por Bruna Norales

18/06/2024 - Última atualização 18/06/2024

Nesta terça-feira, 18, o prefeito Arthur Henrique participou de uma audiência pública em Brasília, com membros da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, para discutir a exploração de petróleo na bacia do Tacutu. Trata-se de uma região com cerca de 300 km de extensão entre Brasil e Guiana, que abrange Normandia, Bonfim e Boa Vista.

Além do prefeito Arthur, participaram também deputados estaduais, federais e demais autoridades de Roraima, representantes da Petrobras, da Agência Nacional de Petróleo, Ministério de Minas e Energia e do Meio Ambiente. Para o prefeito, “a união de esforços pode levar ao desenvolvimento econômico do estado de forma sustentável, sem prejudicar a floresta, a fauna e a flora da região”.

Estudos sobre a exploração de petróleo em Roraima acontecem desde a década de 1980 e já demonstraram indícios de hidrocarboneto na região. A última perfuração pela Petrobras ocorreu na década de 1980.

“A gente sabe do grande potencial para encontrar petróleo nessa região da bacia sedimentar do Tacutu. Lá os estudos estão sendo realizados. E Boa Vista, apesar de não está dentro da área, é a capital do estado, tem 70% da população e será, sem dúvida nenhuma, o hub fornecedor de serviços e produtos para a indústria. Então, teremos oportunidade de produzir novas empresas, novas indústrias, além de gerar emprego e renda em nossa capital”, comentou o prefeito Arthur.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou que haverá uma manifestação conjunta sobre o assunto no segundo semestre deste ano.

______________________

Foto: Supcom/ALE-RR