Enquanto todos se divertem no Boa Vista Junina, a quadrilha dos verdinhos cuida para manter a beleza e a organização da festa. São cerca de 18 agentes de limpeza que esbanjam comprometimento e são nota 10 nos quesitos: varrição, catação e recolhimento de resíduos por toda a Praça Fábio Marques Paracat.
Devido a grande demanda, o trabalho é executado por sete equipes volantes e outras fixas que atuam no tablado e também nos banheiros da praça. Além das lixeiras fixas e contêineres implantados em vários pontos, os servidores percorrem todos os setores do Maior Arraial da Amazônia para garantir que nenhum resíduo despejado de maneira errada fique fora do lugar adequado.
O trabalho é essencial para manter o local da festa agradável para visitação. Conforme o agente de limpeza, Mateus Silva, mesmo com vários locais próprios para o descarte de resíduos, a coleta precisa ser constante. “Estamos reforçando a catação e a coleta das lixeiras para manter o arraial limpo o tempo todo” relatou.
Mas é no tablado da Arena Junina que o show dos verdinhos acontece. Entre uma apresentação e outra, com vassouras e sopradores na mão e um chapéu de palha na cabeça, eles deixam o espaço limpinho e pronto para receber as quadrilhas que tanto abrilhantam essa grande festa.
Uma das responsáveis por esse serviço é a Marli Alves. Colaboradora da limpeza no Boa Vista Junina nas três últimas edições, ela diz que espera o ano inteiro pelo arraial e que ama essa energia do tablado. “Festa Junina é tudo, né? É o ano todinho esperando por essa data porque eu acho muito legal. E quando a gente sobe no tablado pra limpar, sente essa energia boa, é maravilhoso”, disse.
A higienização dos banheiros, indispensável para atender o grande número de visitantes, também recebe atenção especial dos profissionais da limpeza. Além dos banheiros familiares e infantis da praça, 20 banheiros químicos foram distribuídos no local do evento para atender a população.