Quando a Prefeitura promove capacitação constante às equipes de Saúde, ela garante um atendimento cada vez mais eficaz e integrado na Atenção Básica de Boa Vista. Nesta semana, profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município passaram pelo Ciclo de Capacitação do Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil.
Foram quatro dias de programação no Centro de Ciência, Tecnologia e Informação (CCTI). O objetivo é qualificar e atualizar os profissionais sobre Acompanhamento, Crescimento e Desenvolvimento Infantil, além de fortalecer a integração das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Estratégia de Saúde Bucal (ESB) na Atenção Primária. O encerramento foi na sexta-feira, 28.
Ao todo, mais de 210 profissionais envolvidos, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos em Saúde Bucal e dentistas, receberam palestras sobre Pré Natal do parceiro e fortalecimento de vínculo, Puericultura, Saúde Bucal Infantil, Vigilância Alimentar e Nutricional e Qualificação dos registros no Sistema de Informação.
Essa foi mais uma das diversas capacitações que os profissionais da Atenção Primária de Boa Vista estão passando desde o ano passado, com foco na melhoria e qualificação do atendimento ofertado, conforme explicou a superintendente da Atenção Básica, Rayssa Triani.
“Além da atualização de boas práticas com base nos protocolos instituídos no cuidado infantil, a capacitação visa o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e qualificação dos registros nos sistemas de informação, para melhoria dos indicadores voltados à saúde da criança em diversas abordagens multiprofissionais”, falou.
Profissionais se atualizam e ampliam conhecimento nas capacitações
Um desses profissionais é o ACS Jhone Franco, da UBS Pricumã. Convocado há menos de seis meses pelo município, ele contou que este foi um dos primeiros contatos com a Saúde Infantil. “São informações e percepções que até então eu não tinha conhecimento, e que realmente podem fazer diferença quando estivermos junto com as famílias”, disse.
A dentista Amália Oliveira Pinto, que atua nas UBSs 13 de Setembro e Aygara Motta Pereira, também participou do ciclo e reforçou que a atualização de conhecimentos deve ser constante a todos os profissionais da área.
“Muitas vezes a gente se pega na rotina da unidade, dos protocolos, e essas atualizações facilitam, nos ajudam a chegar em um diagnóstico ou um tratamento mais rápido e de forma integrada, já que temos profissionais de áreas diferentes assistindo”, contou.
Programação contou com palestra na área de Nutrição Infantil
A nutricionista do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Thais Muniz, abordou o tema da Vigilância Alimentar e Nutricional Infantil. Para ela, a participação ampliada dos profissionais que formam as equipes de Saúde nas UBS garante um atendimento ainda mais qualificado para a comunidade.
“Temos aqui enfermeiros, médicos e técnicos, mas os olhos das famílias são os ACSs, por exemplo. Então, reunir essas equipes impacta e muito o atendimento que a comunidade vai receber e vai encontrar nas unidades. São temas importantes, focados não só no público infantil, mas nos papais e mamães”, falou.