Com um sorriso contagiante e uma habilidade inegável para vendas, Joquebede Oliveira viu nos cosméticos uma oportunidade de negócio. Mas o que começou como alternativa para complementar a renda se tornou o coração de sua jornada como empreendedora. E isso, claro, com apoio da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME BV).
Seu negócio, carinhosamente batizado de “Jô Cosméticos”, nasceu com a proposta de levar mais do que produtos de beleza, Joquebede queria oferecer confiança e autoestima às suas clientes. "Sempre gostei de trabalhar com pessoas e enxerguei nos cosméticos uma maneira de ajudar elas a se sentirem melhores consigo mesmas", conta.
Essa trajetória começou há 20 anos, com vendas de porta em porta e atendimento domiciliar. Mas em 2022 ela decidiu dar um passo ousado: levar sua marca para o ambiente virtual. E com o apoio da AME BV, criou sua própria loja online e rapidamente percebeu o impacto dessa mudança.
"Com o crédito de R$ 3 mil, eu consegui entrar no mundo virtual e atender os meus clientes de qualquer lugar. Já era uma vontade que eu tinha, mas infelizmente faltava aquela forcinha que a gente precisa, no caso, o recurso financeiro. E graças a agência da prefeitura estou melhorando a minha vida”, disse.
Joquebede mergulhou nas redes sociais, compartilhando dicas e o retorno de clientes satisfeitas. Hoje, celebra o crescimento do faturamento e o impacto que seu trabalho tem gerado. "Quando recebo uma mensagem de alguém dizendo que amou o produto ou que se sentiu linda depois de usar algo que indiquei, percebo que estou no caminho certo. É isso que me motiva", afirmou.
E o futuro? Para Joquebede, é tão promissor quanto a confiança de suas clientes. Entre os planos estão alcançar projeção nacional e a criar conteúdo exclusivo para a sua loja virtual. "Para mim, como pequena empreendedora isso é gratificante e significa muito. Eu devo isso a AME, porque essa ajuda foi essencial para o meu negócio", finalizou.
Pioneira no Empreendedorismo com apoio da AME BV
Joquebede Oliveira foi uma das primeiras beneficiárias da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME BV), que oferece microcrédito e suporte a pequenos negócios. Assim como tornou a “Jô Cosméticos” em um empreendimento bem-sucedido, a “AME” tem contribuído com muitas outras boas iniciativas.
“Além do suporte técnico, a agência também fornece orientações financeiras, ajudando todos os empreendedores a gerenciarem melhor seus recursos e a investir no crescimento dos seus negócios. Esse incentivo muitas vezes é o ponto de virada que permite aos beneficiários expandirem sua atuação e se consolidarem no mercado”, explicou Scheila Hortmann, diretora-executiva da AME.
Desde 2022, a agência investiu R$ 5.968 milhões em linhas de crédito para impulsionar os pequenos negócios de Boa Vista. Ao todo, 1.588 pessoas foram beneficiadas. Desse total, 44 se encontram na área rural e 109 nas comunidades indígenas. Para se ter uma ideia, 72% dos beneficiários são mulheres e os segmentos que mais se destacam são vestuário e moda, saúde e beleza, alimentação, artesanato e agronegócio.
AME BV – Para quem tem interesse em conhecer as linhas de crédito oferecidas pela AME BV, pode acessar o Portal do Cidadão ou procurar a sede que fica localizada na Rua Floriano Peixoto, 379, Centro, na Orla Taumanam, no horário das 8h às 14h. Pode também entrar em contato por meio dos telefones (95) 3621-1695 e (95) 98409-1618.