Social

RETROSPECTIVA 2025 - Da primeira infância a melhor idade, políticas sociais garantem qualidade de vida em Boa Vista

Direito à moradia digna, inclusão, proteção social e acolhimento seguem avançando

Por Karol Holanda

há 2 horas

Inclusão social e garantia de direitos seguem como pilares da Prefeitura de Boa Vista em 2025. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), o acolhimento chegou a cerca de 60 mil pessoas atendidas pelos projetos sociais que contemplam todas as fases da vida. Dentre os destaques, estão as inscrições do Minha Casa, Minha Vida, o lançamento do BV Protege e os 12 anos do Família que Acolhe (FQA). 

Segundo a secretária Nathália Cortez, essas e outras ações mostram o compromisso da gestão com a população. “Foram consolidadas políticas públicas que garantem proteção social e qualidade de vida. Isso enfatiza o nosso compromisso com uma assistência social humana e eficiente, presente em todos os territórios, afirmando direitos, promovendo dignidade e transformando a realidade das famílias de Boa Vista”, disse. 

 

A ação "Prefeitura com Você" ofereceu diversos serviços à população

 

Moradia digna e de qualidade

 

O programa Minha Casa, Minha Vida transforma o sonho da casa própria em uma realidade acessível para milhões de pessoas

 

Outro marco das políticas públicas do ambiente social em 2025 foi a abertura das inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida, que contaram com mais de 28 mil pessoas interessadas.

Administrado pela Prefeitura de Boa Vista, serão beneficiadas mais de 1.500 famílias com moradias nos bairros Caimbé, Centenário, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha, Equatorial, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Laura Moreira, Olímpico e Said Salomão. 

Proteção na palma da mão

 

O aplicativo BV Protege foi criado para atender as necessidades de mulheres vítimas de violência, que são atendidas pela equipe da Patrulha Maria da Penha

 

Em 2025, a gestão deu mais um passo para auxiliar na proteção de mulheres vítimas de violência. O mês de novembro foi marcado pela adesão da prefeitura à Campanha de 21 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. A data foi escolhida para o lançamento do BV Protege, criado para atender vítimas de violência, auxiliadas pela Patrulha Maria da Penha. 

Capital da Primeira Infância 

Com 12 anos de criação, completados em setembro deste ano, o Família que Acolhe (FQA) dedica cuidados essenciais para o desenvolvimento das crianças e fortalece vínculos afetivos das famílias de Boa Vista. Desde 2013, 34 mil gestações foram acompanhadas de forma integral, onde a família recebe apoio desde a gestação até os 6 anos de idade. 

Atualmente, a iniciativa conta com 9.420 beneficiárias ativas que participam de atividades como a Universidade do Bebê (UBB), oficinas e aulas sobre cuidados na primeira infância, recebem visitas domiciliares, garantia de vagas nas creches municipais, de acordo com o percentual de participação das famílias, e outros benefícios que garantem o bem-estar familiar. 

 

Cheia de fofura, a pequena Thauany Diniz, de 11 meses, foi eleita como a “Bebê Prefeita” em 2025

 

Outro destaque foi a 9ª edição da “Semana do Bebê”. A programação contou com a eleição da pequena Thauany Diniz como “Bebê Prefeita” de 2025. Além do protagonismo infantil, o evento promoveu ações de cuidado e entretenimento como Baby SPA, serviços de saúde (como pediatria e odontologia) e muito mais.

 

O projeto Paternidade Boa é alinhado à Política Municipal de Atenção à Primeira Infância e promove encontros, oficinas e palestras mensais nos CRAS e sede do FQA

 

Em agosto, ocorreu o aniversário do projeto Paternidade Boa, idealizado pelo prefeito Arthur Henrique em 2021, no dia dos pais. Integrado ao FQA, a iniciativa marca a valorização da figura paterna e incentiva a participação ativa do pai no desenvolvimento infantil. 

 Veja outros destaques de 2025 

  • A ação Prefeitura com Você chegou a 19ª edição, levando serviços municipais a diversos bairros da capital. Cerca de 76 mil pessoas foram atendidas desde o início da ação; 
  • Neste ano, foram distribuídas 25.873 cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade de Boa Vista;
  • O CRAS Itinerante atendeu 24.300 pessoas distribuídas entre zonas rurais e comunidades indígenas da capital; 
  • 32 anos do projeto Dedo Verde, comemorados em abril. Desde 1993, são promovidos educação e protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental a mais de 21 mil jovens.

 

Os integrantes do Cabelos de Prata foram protagonistas em 2025
Cerca de 60 mil pessoas atendidas pelos programas e projetos sociais promovidos/coordenados pela Prefeitura de Boa Vista 

 

 *Supervisionado por Shirleia Rios