Para melhorar o escoamento da produção agrícola e facilitar o tráfego, a Prefeitura de Boa Vista reconstruiu a principal ponte de madeira de 35 metros sobre o igarapé Truaru, localizada na vicinal 1, no PA Nova Amazônia (Truaru). A obra, executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), visa proporcionar mais segurança e eficiência para a comunidade local.
A região se destaca como um polo produtivo graças aos programas de incentivo à agricultura, implementados pela prefeitura. Esse principal acesso é fundamental para o transporte de calcário e para o escoamento da produção de soja de grandes produtores, além de atender aos agricultores familiares que cultivam uma ampla variedade de produtos, como batata-doce, milho, mandioca, macaxeira e hortifrúti.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Daniel Lima, para a reconstrução do acesso, foi necessário reforçar sua base de concreto e substituir toda a madeira. O que garantirá que ela suporte tanto o tráfego de veículos pesados quanto de passeio.
“A estrutura da ponte estava comprometida devido ao desgaste natural causado pelo tempo. Considerando que essa é uma região de grande produção agrícola, com um intenso fluxo de escoamento de alimentos, decidimos executar essa obra antes de período chuvoso. A nova estrutura facilitará também o transporte escolar e beneficiará os moradores que vivem nessa região”, disse o secretário.
Produtores rurais destacam o impacto das obras
Atualmente a prefeitura atende 110 produtores rurais por ano no PA Nova Amazônia 1, que vivem nessa região. Um deles é Manoel Ramos, de 53 anos, que reside no Murupu há seis anos.
Ele é um dos beneficiados pelo sistema de irrigação solar, uma iniciativa da prefeitura que já entregou 43 kits na região. E é com esse equipamento que tem impulsionado sua produção de alimentos, como cheiro-verde, cebola, quiabo, macaxeira e melancia, sendo grande parte comercializada na cidade.
“A prefeitura tem nos dado todo o apoio necessário e oferecido incentivos importantes para nós, produtores. Fico muito satisfeito em ver que reconstruíram esta ponte antes do período de chuvas, o que garantirá que o escoamento dos meus produtos não seja prejudicado”, afirmou o produtor rural.
Cristiano Bertol, de 40 anos, trabalha há 20 anos com agricultura familiar na produção de hortifrúti e criação de suínos. Ele afirma que o município tem feito um bom planejamento. “Esses investimentos de infraestrutura que a prefeitura vem fazendo nessa região é de suma importância, pois nos ajuda a produzir melhor e também a escoar nossa produção para a cidade”, ressaltou o produtor rural.
Quem também acompanhou as obras foi a produtora rural Dalva da Conceição, uma das pioneiras na produção de batata-doce e beneficiária do Programa Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) desde 2018.
“Chegamos a colher cerca de 25 toneladas de batata-doce por hectare a cada quatro meses, graças ao sistema de irrigação. A vicinal 1 é a principal via de acesso à região, e as melhorias nesta ponte beneficiarão não apenas nós produtores, mas também o transporte escolar e a própria comunidade”, destacou a produtora.