Patrulha da Chuva

Em três meses, Patrulha da Chuva retirou 480 mil toneladas de lixo de canais, valas, praias e rios em Boa Vista

Além da limpeza intensificada, 126 placas de alerta foram instaladas para combater o descarte irregular de resíduos em pontos críticos da cidade

Por Wandilson Prata

há 16 horas - Última atualização há 16 horas

O Patrulha da Chuva é uma ação de limpeza preventiva feita nas ruas de Boa Vista antes do período chuvoso. Para minimizar os impactos das chuvas, as equipes intensificam a remoção de resíduos também nos canais de escoamento, valas de igarapés, praias e margens de rios. Somente entre janeiro e março deste ano, foram retiradas cerca de 480 mil toneladas de lixo desses locais.

Além disso, desde novembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Conservação Pública implementou outra iniciativa para combater o descarte irregular de lixo: a instalação de placas de alerta em pontos críticos.

Até o momento, 126 placas de alerta foram instaladas em 15 áreas de Boa Vista

“Até o momento, 126 placas foram instaladas em 15 áreas, contribuindo para a redução do descarte irregular e evitando a remoção de cerca de 50 toneladas de resíduos nesses locais. A ação tem se mostrado eficaz, promovendo uma conscientização significativa da população”, disse o secretário Daniel Lima.

Cronograma do Patrulha da Chuva

Para a execução dos serviços, a secretaria segue um cronograma semanal de limpeza. A remoção de resíduos em canais de escoamento e valas ocorre de segunda a sexta-feira, retirando mato, garrafas PET, sacolas plásticas, latas e até móveis velhos.

A limpeza da coleta fluvial percorre às margens dos rios Branco e Cauamé

A limpeza das praias é feita às segundas, terças e sextas-feiras, enquanto a coleta fluvial percorre às margens dos rios Branco e Cauamé de segunda a sexta-feira. Nesses locais são removidos garrafas PET e de vidro, latas de alumínio, sacolas plásticas e outros resíduos.

Nesta semana, a equipe do Patrulha da Chuva fez a limpeza do canal de escoamento próximo à rua José Francisco, que conecta os bairros Asa Branca e Jóquei Clube. Além da remoção dos resíduos, foram instaladas 10 placas de alerta para sensibilizar a população e evitar o descarte do lixo.

Ana Cláudia presenciou o trabalho da equipe da Patrulha da Chuva

A empreendedora Ana Cláudia da Silva, 46 anos, moradora do Jóquei Clube, presenciou o trabalho da equipe enquanto seguia para a academia. “Esse serviço de limpeza que a prefeitura faz nesses locais é essencial para ajudar no escoamento da água da chuva. No entanto, essa área sempre estava cheia de lixo descartado pelos próprios moradores. Com as placas instaladas, espero que as pessoas se conscientizem e parem de jogar resíduos aqui”, destacou.