O comércio de Boa Vista está em ritmo acelerado com a proximidade do Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o varejo. Com a proposta de orientar comerciantes e consumidores sobre seus direitos e deveres durante esse período de grande movimentação, a prefeitura continua com a campanha educativa “Presente Especial – Garanta tranquilidade no Dia das Mães”, que nesta quinta-feira, 8, ocorreu no Centro Comercial Caxambu.
A ação é promovida pela Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon Boa Vista) e inclui a distribuição de materiais informativos com orientações sobre política de troca de presentes, compras online em sites seguros e o direito de arrependimento, para quem fizer uma compra fora de uma loja física, mas quiser desistir e devolver o produtor. A próxima será neste sábado, dia 10, a partir das 16h, no shopping, localizado no bairro Cauamé.
“É fundamental levar essas informações aos consumidores, principalmente sobre as políticas internas de troca adotadas por cada loja física. É importante exigir e guardar as notas e cupons fiscais para assegurar esse direito. Por isso, é sempre recomendável consultar o vendedor ou a loja para saber se ela pratica essa política de troca. Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor não obriga a loja física a realizar essa troca”, destacou o secretário municipal de Defesa do Consumidor, Zélio Mota.
Consumidores e comerciantes reconhecem a importância da campanha educativa
O motorista Gil Castro, 39 anos, foi abordado pela equipe do órgão fiscalizador e elogiou a iniciativa. “Como consumidor, considero muito importante receber essas orientações do Procon, pois ajudam a evitar transtornos na hora de comprar ou, se necessário, trocar um produto”, afirmou.
Para a comerciante Asa Rafisa, 38 anos, que atua há 10 anos na venda de acessórios para celulares, a campanha é sempre bem-vinda, pois assegura tanto os direitos do consumidor quanto a proteção do próprio comerciante.
“Essa ação reforça as orientações que nós, comerciantes, já repassamos aos clientes no dia a dia. Dentre os exemplos temos: questões de garantia, defeitos de fábrica, prazos para troca, entre outros pontos importantes relacionados aos nossos clientes”, destacou.
Procon Boa Vista – Consumidores que tiverem dúvidas ou precisarem de orientação para resolver problemas relacionados a compras no comércio podem se dirigir ao Procon Boa Vista, que fica localizado na Av. Ville Roy, 6806 – Centro, ou por meio dos seguintes canais de atendimento:
WhatsApp: (95) 98412-1732
E-mail: procon@boavista.rr.gov.br
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.