Corrida 9 de Julho

BOA VISTA 135 ANOS - Vencedores da Corrida 9 de Julho recebem premiação no Teatro Municipal

Ao todo, mais de 20 mil pessoas participaram das atividades esportivas, incluindo inscritos oficiais, corredores “pipoca” e o público em geral

Por Marcus Miranda

há 6 horas - Última atualização há 6 horas

Os vencedores da Corrida 9 de Julho foram premiados nesta terça-feira, 15, em uma cerimônia especial na Sala Teatro Escola, do Teatro Municipal. Receberam atletas das categorias Ciclismo Estrada (30 km), MTB (20 km), Atleta Local (5 e 10 km), Servidor (5 km) e PCD. A edição deste ano reforçou o caráter popular e inclusivo do evento.

Atletas profissionais e amadores participaram em peso da competição

Ao todo, mais de 20 mil pessoas participaram das atividades esportivas, incluindo inscritos oficiais, corredores “pipoca” e o público em geral que prestigiou a programação.

A Corrida Vertical, na escadaria do Mirante Edileusa Lóz, foi uma das novidades deste ano

Além da tradicional prova principal, a corrida contou ainda com a Corridinha Baby, Kids, Pet, Vertical, Patins e provas de ciclismo, mobilizando atletas de todas as idades.

Tem competição esportiva para todas as idades

Recorde de público reforça tradição e popularidade da Corrida 9 de Julho

De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho, o evento já se tornou parte do calendário da cidade, contando todos os anos com a expressiva participação da população, assim como de pessoas de outros estados e países.

"É gratificante ver que, a cada ano, mais pessoas se sentem motivadas a participar e fazer parte desse movimento que valoriza Boa Vista e seus cidadãos", afirmou Dyego Monnzaho, presidente da FETEC

“Mais do que uma competição, a Corrida 9 de Julho é uma grande celebração da nossa cidade e da força do esporte como ferramenta de união. Cada edição reforça nosso compromisso com a promoção da qualidade de vida, da inclusão e da convivência saudável. É gratificante ver que, a cada ano, mais pessoas se sentem motivadas a participar e fazer parte desse movimento que valoriza Boa Vista e seus cidadãos”, disse.

Quem é dono de pet também teve a oportunidade de compartilhar esse momento com o melhor amigo

Superação e emoção de quem participa

Foi a primeira vez que Lyndyara Medeiros participou oficialmente da Corrida 9 de Julho — e já subiu ao lugar mais alto do pódio, na categoria Atleta Local (5 km). A vitória veio carregada de emoção e significado: depois de perder o filho há sete meses, ela encontrou na corrida uma forma de seguir em frente.

"A corrida se tornou minha terapia. Entrei ano passado só para completar 10 km e vi que tinha potencial", disse Lyndyara Medeiros, vencedora da categoria Atleta Local 5 km

“A corrida se tornou minha terapia. Entrei ano passado só para completar 10 km e vi que tinha potencial. Me dediquei muito, treinei em noites, em dias de sol e chuva. Esse título é um ‘gol’, muito especial. Tem muita emoção e muita coisa envolvida nessa conquista”, contou.

"A prefeitura já apoia o ciclismo pelo segundo ano e isso nos impulsiona ainda mais", contou Tatiele Valadares, bicampeã da categoria Ciclismo Estrada (30 km)

Boa-vistense, Tatiele Valadares se tornou bicampeã na categoria Ciclismo Estrada (30 km). Com uma rotina puxada entre trabalho e treinos, ela celebrou a conquista com orgulho e gratidão pelo incentivo local ao esporte. “É muito gratificante ter um evento como esse que motiva a gente a continuar. A prefeitura já apoia o ciclismo pelo segundo ano e isso nos impulsiona ainda mais. Esse ano teve atleta de fora, então manter o título aqui, em casa, é a melhor sensação. É um orgulho enorme representar Boa Vista no topo”, relatou.

"A corrida me tirou dos vícios, me deu qualidade de vida", afirmou Wilbert Pereira, bicampeão na ctegoria Atleta Local 10 km

Wilbert Pereira também celebra bicampeonato nos 10 km locais e compartilha história de transformação. “Quando comecei a correr, em 2014, eu bebia, fumava. A corrida me tirou dos vícios, me deu qualidade de vida. Hoje sou atleta de elite do estado, com conquistas no Norte e Nordeste, como Recife e Manaus. Representar Roraima é uma honra”, compartilhou.

HOMENAGEM – A noite também foi marcada pela homenagem a Cairo Lima, de 39 anos, que após concluir a corrida teve um mal súbito e faleceu. O amigo dele, Daniel Feitosa, esteve presente na cerimônia e recebeu um troféu simbólico, em reconhecimento à memória de Cairo e à sua participação no evento. O momento foi de emoção e respeito, com aplausos do público em solidariedade à família e aos amigos.

ESCLARECIMENTOS – A FETEC esclarece que a premiação da categoria Geral/Elite foi entregue previamente, visto que grande parte dos participantes são de fora do Estado. Destaca, ainda, que o prêmio referente à “Maior Equipe” foi cancelado devido alguns dos participantes não cumprirem as regras previstas no edital.

Confira a lista dos classificados e valores da premiação em dinheiro: