DIA DO AGRICULTOR - Investimentos da prefeitura no campo geram emprego e renda para famílias da zona rural de Boa Vista
São mais de R$ 60 milhões investidos no setor pela atual gestão, por meio de assistência técnica especializada, fornecimento de máquinas agrícolas, dentre outros benefícios

Por Jaqueline Pontes
28/07/2025 - Última atualização 28/07/2025
Responsável direto pela produção de alimentos que abastecem as mesas das famílias, o agricultor rural desempenha papel fundamental na segurança alimentar e economia do país. Diante disso, a Prefeitura de Boa Vista faz constantes investimentos nos trabalhadores do campo, como assistência técnica especializada, fornecimento de máquinas agrícolas, dentre outros benefícios.
Com políticas públicas voltadas para fortalecer a produção agrícola, a atual gestão investiu mais de R$ 62 milhões no setor, gerando emprego e renda no município. Segundo o prefeito Arthur Henrique, as ações de apoio à agricultura familiar promovem mais eficiência, produtividade e geração de renda no dia a dia dos trabalhadores do campo.

“A prefeitura tem o compromisso de apoiar agricultores da zona rural e comunidades indígenas de Boa Vista, oferecendo diversas frentes de atuação, como liberação de fertilizantes e sementes, sistemas de irrigação com energia fotovoltaica, pesquisas no CDT [Centro de Difusão Tecnológica], dentre outros incentivos. Trabalhamos para que as famílias possam otimizar recursos e reduzir custos”, disse.
PMDA em números

O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) atende 1.781 famílias, o que envolve mais de 4 mil hectares de área plantada. No primeiro semestre deste ano, foram cultivados 1.205 hectares de grão. Já no segundo, está prevista a distribuição de outras 1.500 toneladas de calcário. Morador do Murupu, Fernando Rodrigues Siqueira, trabalha na região há 4 anos e é um dos beneficiados por esses investimentos.
“Cultivo acerola, milho, macaxeira, goiaba, mamão, maxixe, cacau, urucum, melancia, pimenta, abóbora, feijão, açaí e graviola. Venho do estado do Paraná e desde que comecei a trabalhar na zona rural de Boa Vista, tenho recebido apoio da prefeitura, pelo PMDA. Esse incentivo tem feito a diferença aqui no sítio, pois trabalho sozinho e não tenho máquinas agrícolas”, contou.

Para otimizar trabalho de agricultores, a prefeitura conta com 144 máquinas e implementos, entre tratores, grades aradoras e niveladoras, calcareadeiras, encanteiradores, plantadeiras, colheitadeiras, caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras e patrola.
“O apoio da prefeitura ocorre de inverno a verão. Contamos com escavadeiras que cavam tanques, veículos que ajudam a escoar a produção, insumos para preparação do solo em época de plantio. Eu não conseguiria cultivar todas as minhas produções, sem o PMDA, pois necessita de grandes investimentos que ainda não tenho condições financeiras de fazer”, pontuou Siqueira.

Dia do Agricultor – Celebrado em 28 de julho, a data foi instituída em 1960, no Brasil, uma homenagem dedicada aos trabalhadores que cultivam a terra e a produção de alimentos que sustenta o país. É voltada para reconhecer o esforço, a resiliência e a importância de famílias do campo, que enfrentam desafios diários com dedicação e esforços contínuos na zona rural.
