Segurança

AGOSTO LILÁS - Prefeitura inicia campanha com acendimento das luzes do Mirante Edileusa Lóz

Mobilização reforça enfrentamento à violência contra a mulher e a importância da Lei Maria da Penha

Por Ráyra Fernandes

há 3 horas - Última atualização há 2 horas

A Prefeitura de Boa Vista deu início, nesta quarta-feira, 6, à Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o Agosto Lilás. A abertura foi marcada pelo acendimento das luzes do Mirante Edileusa Lóz, no Parque do Rio Branco, iluminado na cor lilás, símbolo da luta pelos direitos e pela segurança das mulheres.

A mobilização foi promovida pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e Segurança e Ordem Pública, com o objetivo de conscientizar a população e fortalecer a rede de apoio às vítimas. Este ano, a campanha destaca que a violência pode ser evitada e que a Lei Maria da Penha salva vidas.

A abertura foi marcada pelo acendimento das luzes do Mirante Edileusa Lóz

“Agosto é um mês simbólico, mas a luta acontece o ano inteiro. É quando pintamos a cidade de lilás, chamando atenção para a importância de combater esse crime de forma coletiva, com o poder público, sociedade civil, homens, mulheres, crianças e famílias. A rede de proteção está ativa e pronta para acolher e proteger”, afirmou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Nathália Cortez.

A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, classifica cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Cada tipo possui características específicas e pode causar danos distintos à vítima. Segundo o prefeito Arthur Henrique, o objetivo é informar não apenas quem comete a violência, mas também quem sofre com ela, já que muitas vezes a vítima não reconhece que está sendo agredida.

“Fortalecemos neste mês as campanhas educativas e de prevenção, sempre em parceria com diversos órgãos. Atuamos em conjunto com o Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e o Tribunal de Justiça, que lidera as ações jurídicas. Esse trabalho integrado é essencial para ampliar a proteção às mulheres e garantir que a informação chegue a quem mais precisa”, destacou o prefeito.

"O trabalho integrado é essencial para ampliar a proteção às mulheres e garantir
​​​​​que a informação chegue a quem mais precisa", disse o prefeito Arthur Henrique

Dados alarmantes exigem ações urgentes

Proporcionalmente, Roraima é estado com os maiores índices de estupro à população no Brasil. No Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, com base em dados de 2023, Roraima registrou a taxa mais elevada de estupros (incluindo estupro de vulnerável): 112,5 casos por 100 mil habitantes. Isso evidencia a urgência de ações concretas de enfrentamento à violência de gênero.

Nesse contexto, vale destacar a atuação da Patrulha Maria da Penha (PMP), que há dez anos acompanha mulheres em situação de vulnerabilidade. Até hoje, mais de 12 mil vítimas na área urbana, zona rural e comunidades indígenas já foram assistidas pela equipe da PMP, que fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas.

“Para que a Patrulha Maria da Penha possa atuar na proteção, é fundamental que a mulher denuncie. Se você está sofrendo violência, ou conhece alguém nessa situação, não se cale. Denuncie! Ligue para a Central da Guarda Civil Municipal pelo número (95) 98414-4413 ou para o Disque 180, Central de Atendimento à Mulher. Também é possível buscar apoio na Casa da Mulher Brasileira”, destacou a coordenadora da Patrulha, Jessyka Pereira.

Há 10 anos a Patrulha Maria da Penha acompanha mulheres em situação de vulnerabilidade na capital

Sala Lilás: Há um ano acolhendo vítimas de violência

Quando a equipe da patrulha identifica casos mais delicados, o encaminhamento é feito para a Sala Lilás, um espaço de acolhimento especializado na sede da PMP, no bairro Caranã. As vítimas recebem apoio humanizado. Tudo isso com o cuidado de profissionais capacitados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que respeitam não só a dor, mas a dignidade de cada mulher.

Há um ano as vítimas de violência são acolhidas na Sala Lilás 

Programação

A programação geral da campanha conta com palestras, a 3ª edição da Corrida Patrulha Maria da Penha, blitz educativa, dentre outras atividades em todo município.