Saúde

Baby Spa: cuidado e vínculos fortalecidos em Boa Vista

Projeto é desenvolvido na UBS Aygara Motta, no Cidade Satélite

Por Ana Gabriela Gomes

há 4 horas - Última atualização há 1 hora

Na Capital da Primeira Infância, uma das iniciativas que se destacam em prol do desenvolvimento integral das crianças é promovida pela prefeitura na UBS Aygara Motta Pereira, no Cidade Satélite. Criado em 2018, o Baby Spa é voltado para bebês de até seis meses e visa oferecer acolhimento para as famílias, unindo aprendizado, momentos tranquilos e fortalecimento de vínculos.

Os encontros ocorrem às sextas-feiras, iniciando a partir das 9h

Apesar da localização na UBS do Cidade Satélite, o projeto reúne famílias de toda a cidade, sendo um espaço seguro voltado ao estímulo cognitivo e o desenvolvimento saudável dos bebês. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, iniciando a partir das 9h, com rodas de conversas junto a profissionais especializados que debatem diversos temas, como dentição, atraso de fala, uso de telas e outros.

As gêmeas Anna Carolina e Anna Júlia, quando participavam do projeto

Uma das coordenadoras do projeto, Laiza Barbosa, explicou que os profissionais que participam também abordam temas direcionados aos responsáveis, como autocuidado, autoestima e rede de apoio. “As mães também sugerem temas que a gente desenvolve. A intenção é poder oferecer esse acolhimento para toda a família, porque isso garante que o bebê se desenvolva de forma mais completa”, disse.

Banho morninho e relaxante

Passada a roda de conversa, é chegada a hora dos bebês irem para a banheira de hidromassagem, onde são estimulados o contato sensório-motor e "olho no olho" com as mães. Além de ser um momento relaxante para eles, as coordenadoras aproveitam para orientar as mamães e tirar dúvidas que elas possam ter, pois algumas não possuem rede de apoio.

Levi Frazão, 4 meses, é integrante do Baby Spa

Aos 4 meses, Levi Frazão é um dos bebês que participam do Baby Spa. Junto à mamãe de primeira viagem, Sasha Iasmine, Levi se desenvolve de forma saudável e autônoma. “Eu consigo notar a diferença desde que ele começou. A interação dele comigo é maior. Fora o contato com a água, ele ama e se diverte, ao mesmo tempo que sai relaxado”, falou.

E após o Baby Spa?

O projeto voltou apos o período da pandemia e, desde então, já atendeu mais de 350 famílias. E hoje, até mesmo quem já não participa, permanece frequentando a unidade. Ariabe Rodrigues acompanhou a evolução das gêmeas Anna Júlia e Anna Carolina após entrarem no projeto, aos dois meses de vida. E até hoje mantêm contato com as coordenadoras e mamães do ciclo que participou.

Coordenadora Laiza Barbosa (ao meio), com mamães participantes do projeto, Ariabe (de óculos) e as gêmeas

“A participação delas no projeto foi muito positiva. Não só para elas, mas para nós, a família, por meio das palestras que abordam todos os temas que precisamos saber. Por meio de uma conversa com uma dentista, em um dos encontros, nós pudemos resolver uma situação aqui na UBS”, contou.

Paloma e o marido com o pequeno Arthur

Paloma Aguiar vê o projeto como um importante acolhimento. Durante a gravidez do Arthur, de 2 anos, ela perdeu a mãe e recebeu todo o apoio que precisava durante os encontros. Após o nascimento do filho, também contou com a ajuda de outras mães e profissionais da unidade para enfrentar as complicações.

Arthur, ainde bebê, quando participava do Baby Spa

“O Arthur era o menor e estava subnutrido quando chegou, porque precisou ser internado durante um tempo, e em uma das palestras, com uma nutricionista, ela chegou até mim. Hoje o Arthur é um bebê saudável, que socializa com outras crianças e ama água, inclusive, ele está fazendo natação. O Baby Spa é um projeto muito importante, que eu recomendo para todas as famílias”, comentou.