Banhistas retornam às praias e balneários de Boa Vista, mas cuidados devem ser redobrados, alerta Defesa Civil
Equipes de fiscalização e salvamento seguem fazendo rondas preventivas nos principais balneários da capital às sextas, sábados e domingos

Por Ráyra Fernandes
há 9 horas - Última atualização há 9 horas
Com a redução no nível do Rio Branco nos últimos dias, banhistas voltaram a frequentar as praias de Boa Vista. Apesar da melhora nas condições de acesso às áreas de lazer, a Defesa Civil Municipal reforça a importância de cuidados redobrados durante a permanência nesses locais.
As equipes de fiscalização e salvamento da Prefeitura de Boa Vista seguem fazendo rondas preventivas nos principais balneários da capital às sextas, sábados e domingos, nos horários de maior movimentação, para garantir a segurança da população.

“Evitem o consumo de bebidas alcoólicas, mantenham as crianças sob supervisão constante e não se arrisquem nadando em locais desconhecidos. As águas são turvas e podem ter correntes fortes. Por isso, é fundamental ter atenção para garantir a própria segurança e a de todos ao redor”, reforça Flávia Cantanhede, agente da Defesa Civil.
Também não é recomendado o uso de garrafas de vidro na faixa de areia e na água, para prevenir acidentes. Placas com orientações estão distribuídas nesses locais e devem ser respeitadas. O calorão é um convite para aproveitar o sol, a água e a paisagem, mas a segurança das pessoas e das famílias está em primeiro lugar.

Cidade registrou chuvas acima da média durante período chuvoso
No mês de julho, Boa Vista enfrentou dias seguidos de chuvas fortes e volumosas. O acumulado de 469,2 mm, registrado à época foi considerado elevado para o período, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O clima equatorial favorece períodos intensos de chuvas entre abril e agosto.
A grande quantidade de precipitação pluviométrica elevou o nível do Rio Branco, que quase atingiu a sua cota de alerta, 8 metros, conforme dados do site da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER). Atualmente, o nível do rio está dentro da normalidade, pouco acima dos 4 metros.

Defesa Civil Municipal – O grupamento da Guarda Civil Municipal atua em desastres naturais, riscos iminentes e orientações preventivas em balneários e áreas rurais. Além disso, presta apoio durante enchentes, alagamentos e estiagem, incluindo o abastecimento de água potável. Atualmente o efetivo é composto por 26 guardas.