Boa Vista apresenta avanços e desafios da saúde em Fórum Nacional do CNJ
Seminário teve foco nas perspectivas da judicialização da saúde em Roraima
Por Ana Gabriela Gomes
há 2 horas - Última atualização há 2 horas
A Prefeitura de Boa Vista participou nesta sexta-feira, 29, do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (FonaJus Itinerante), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O seminário reuniu representantes do Judiciário, da União, do Estado e do Município para debater os desafios e perspectivas da judicialização da saúde em Roraima.
No painel “Os serviços de saúde em Roraima”, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, apresentou a realidade vivida na capital e destacou o esforço da gestão para garantir o acesso da população aos serviços, já que Boa Vista concentra 65% da população do estado.
“Temos uma população pequena em comparação a outros estados, mas a maior entre os municípios de Roraima, com grandes desafios geográficos e sociais, o que pressiona diretamente o nosso sistema de saúde. O nosso trabalho, então, visa o fortalecimento da Atenção Primária, a fim de reduzir as demandas especializadas”, disse.
O vice-prefeito também ressaltou os investimentos para ampliar e modernizar o atendimento. “Esta semana, entregamos a 38ª UBS de Boa Vista, no bairro Vila Jardim, e já temos outras duas em fase de projeto. Contamos ainda com o Centro de Telemedicina, com a parceria com o Hospital Albert Einstein, para atendimento em especialidades”, pontuou.
Durante a passagem por Boa Vista, os representantes do CNJ realizaram visitas técnicas às unidades básicas de saúde, além do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Hospital Geral de Roraima e o Hospital das Clínicas.
A conselheira Tarciana Barreto elogiou a integração institucional e destacou que a cooperação é fundamental para diminuir os índices de judicialização.
“Sentimos que há uma cooperação entre os entes de gestão da saúde. Isso faz com que a judicialização de casos seja mais baixa, porque existe uma união administrativa. Saio muito feliz com o que vimos nas visitas e com o planejamento apresentado”, ressaltou.