“MERGULHO NO SABER” - Escola de Boa Vista inaugura espaço lúdico e tecnológico para potencializar aprendizagem
A sala possui tema fundo do mar e promete transformar a rotina dos alunos do 1º ao 5º ano

Por Marcus Miranda
há 2 horas
A Escola Municipal Centenário inaugurou nesta quarta-feira, 14, a sala múltiplo uso “Mergulho no Saber”, criada com recursos do Prêmio Gestão Escolar 2023. Inspirado no fundo do mar, o ambiente lúdico e temático foi planejado para integrar tecnologia e aprendizado, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas para estudantes do 1º ao 5º ano.

“A equipe da Escola Centenário fez um excelente trabalho ao aplicar os recursos do Prêmio Gestão Escolar em algo tão significativo. O ‘Mergulho no Saber’ vai proporcionar experiências ricas, que unem tecnologia, ciência e ludicidade, garantindo que nossas crianças aprendam de forma prazerosa e conectada ao mundo de hoje”, destacou a secretária-adjunta de Educação, Meire Jane.
Segundo a gestora Jamily Frota, a criação do espaço nasceu do desejo coletivo de proporcionar experiências diferenciadas aos alunos. “Tínhamos o sonho de um local onde as crianças pudessem aprender de forma significativa, fora do ambiente tradicional da sala de aula. Ouvimos a comunidade escolar e idealizamos o ‘Mergulho do Saber’ para integrar recursos tecnológicos e metodologias inovadoras”, explicou.

Além de um ambiente colorido e cheio de vida, o local oferece ferramentas para estimular a curiosidade e o protagonismo infantil. “É um espaço lúdico que desperta a atenção das crianças e o desejo de aprender. Temos kits de robótica, microscópio, projetor multimídia, chromebooks, materiais de ciências e livros paradidáticos. Tudo isso vai permitir que os professores trabalhem de forma interdisciplinar, conectando conteúdos e experiências práticas”, destacou Jamily.

A sala será utilizada em sistema de revezamento entre turmas, com agendamento prévio, permitindo oficinas de robótica, experimentos científicos, rodas de conversa, sessões de cinema educativo e exposição de trabalhos. O acompanhamento do impacto será por meio de observações das atividades, registros e feedback de professores e alunos.
Olhares curiosos para um mundo de descobertas
O novo espaço despertou encantamento imediato nos estudantes. Benjamin Santos, do 3º ano, não escondeu a empolgação.

“O que eu mais gostei foi do computador e do microscópio. Achei as cores e os desenhos muito legais. Eu gosto muito de ciência, principalmente dos animais. Quando entrei aqui, achei incrível. Superou minhas expectativas”, disse.
Para as famílias, a iniciativa representa um avanço importante na qualidade da educação. Rafaela Queiroz, mãe do aluno Rafael, aprovou a novidade. “A escola está de parabéns. Um laboratório como esse desperta o interesse das crianças pela ciência, pela tecnologia e pode até inspirá-las a seguir carreiras nessa área no futuro. Meu filho, por exemplo, é apaixonado por ciência e ficou encantado. Como ele é autista, esse espaço também traz benefícios emocionais, porque é acolhedor e estimulante”, afirmou.

Já o pequeno Rafael, do 2º ano, não conteve a felicidade. “Gostei muito da sala. Meu sonho era que minha escola tivesse uma sala de informática. Adorei o microscópio, porque amo ciência”, comemorou.