Saúde

Referência no atendimento pediátrico do estado, Hospital da Criança completa 25 anos

Unidade registrou mais de 435 mil atendimentos de emergência e 31 mil internações nos últimos anos, inclusive com pacientes dos países vizinhos

Por Ana Gabriela Gomes

há 16 horas

Há 25 anos, a saúde pública de Boa Vista dava um importante passo com a inauguração do primeiro e único hospital infantil no estado. Desde então, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) se consolida como a unidade referência de pronto atendimento pediátrico, atendendo não só o município, como também outros estados e países vizinhos.

A unidade já registrou mais de 435 mil atendimentos de emergência na atual gestão

Projetado especialmente para atender crianças, o hospital conta com estrutura adaptada e ambientes lúdicos, com blocos e enfermarias temáticas e espaços que respeitam as culturas dos pacientes indígenas. Na gestão do prefeito Arthur Henrique, a unidade já registrou mais de 435 mil atendimentos de emergência e 31 mil internações.

“É uma felicidade muito grande poder comemorar esses 25 anos com toda a equipe. São 1.200 servidores e 30 especialidades médicas, guerreiros que trabalham 24 horas por dia para atender nossas crianças. Que venham mais 25 anos de HCSA”, disse o prefeito.

Avanços que transformam

Com novos leitos e blocos reestruturados, a unidade aprimora a qualidade do atendimento

Ao longo dos anos, o Hospital da Criança investiu em melhorias estruturais, ampliação de serviços e qualificação das equipes, tendo como foco a qualidade do acolhimento e dos atendimentos. Entre as mudanças recentes estão:

  • Ampliação para 10 leitos de Trauma e 20 leitos de UTI pediátrica;
  • Implantação de enfermaria indígena, respeitando a cultura e especificidades dos povos originários;
  • Aquisição de equipamentos modernos, como tomógrafo e raio-X digitalizado;
  • Implantação da Unidade de Decisão Clínica e do consultório fast track, otimizando o atendimento de emergências;
  • Projetos humanizados, como “Sexta Colorida” e “Dirigindo com a alegria para a minha cirurgia”, que tornam a internação mais leve para os pacientes e famílias.
Os pacientes são levados ao centro cirúrgico em carrinhos elétricos

Este ano, a gestão também iniciou a reestruturação de blocos e setores administrativos do hospital. O Bloco Tamanduá foi o primeiro a receber a obra, sendo destinado a pacientes com pneumonia, infecção urinária, otite, amigdalite e outras. Menos de 60 dias depois, foi a vez do Bloco Arara passar pelos serviços. Juntos, ambos os blocos somam 88 leitos para melhor atendimento aos pequenos pacientes.

Parcerias que fortalecem o atendimento

 

Os investimentos e capacitações junto aos profissionais resultam em melhores acolhimentos

Nos últimos anos, o HCSA também se beneficiou de programas nacionais importantes, como o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) e o Lean nas Emergências, que vêm aprimorando a gestão, otimizando recursos e reduzindo a superlotação.

Além disso, projetos como a Classe Hospitalar garantem que as crianças internadas mantenham o aprendizado escolar durante o tratamento, reforçando o compromisso da unidade com o cuidado integral.

Os pacientes internados mantém os estudos em dia na Classe Hospitalar

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, o HCSA mantém o propósito de oferecer atendimento humanizado e de qualidade. “Ser um hospital de referência regional no atendimento pediátrico é ser pautado no respeito e na dignidade do ser humano. Nosso objetivo é cuidar com excelência da saúde das nossas crianças”, comentou.