Laboratório de Aprendizagem visa ampliar conhecimento das crianças para além da sala de aula
Ambiente lúdico e pedagógico foi inaugurado nesta segunda-feira na Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, bairro Silvio Botelho
Por Lucas Aires
há 5 horas - Última atualização há 5 horas
A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), inaugurou nesta segunda-feira, 31, o Laboratório de Aprendizagem na Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, bairro Sílvio Botelho. O espaço oferece atividades que estimulam a criatividade, a curiosidade, a autonomia e a resolução de problemas.
Com estações como Espaço da Arte, da Experimentação, do Faz de Conta, dos Animais e dos Desafios, o laboratório segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e funciona como complemento às atividades desenvolvidas em sala de aula. O secretário-adjunto da SMEC, Isaac Neto, explicou que o objetivo é potencializar a aprendizagem e que a ideia é levar a iniciativa também para outras unidades da capital.
“Esse espaço busca trazer mais intencionalidade pedagógica, para que as crianças tenham acesso a uma forma diferente de aprender no dia a dia escolar, especialmente na transição da creche para a escola. Tudo é pensado com base na BNCC. É um complemento, não substitui a sala de aula, mas fortalece o processo de ensino-aprendizagem por meio da experimentação”.
A gestora da unidade, Suely Regina, destacou que a proposta também busca proporcionar um ensino de qualidade por meio da ludicidade. “Nossa intenção é que os alunos aprendam brincando, e a escola já é rica em espaços lúdicos. Continuamos oferecendo esses ambientes para tornar a aprendizagem mais significativa”.
A professora Kelly Ximenes contou que o laboratório é diversificado e permite que os pequenos toquem, sintam e explorem elementos que antes conheciam apenas pelos livros, despertando o encantamento e a curiosidade. Entre as experiências, podem conhecer de perto diferentes animais e explorar as cores na Caixa de Luz.
“Eles podem escolher ser uma princesa, um bombeiro ou um dinossauro. Temos jogos que trabalham o letramento matemático, a alfabetização e a associação de cores. É um espaço bastante diversificado, e as crianças amaram”.
A pequena Isadora Liz, de 6 anos, conheceu o novo espaço e contou, com olhos brilhando, o que mais a encantou nas atividades. “Eu gostei das experiências de misturar as cores primárias. Coloquei o jaleco de cientista e me senti uma pesquisadora de verdade. Também me diverti com os jogos e os brinquedos”.
*Supervisionado por Shirleia Rios*