Home|Notícias|Prefeitura ganha Prêmio com o programa Família que Acolhe (FQA)
02/06/2016 14h23
Prefeitura ganha Prêmio com o programa Família que Acolhe (FQA)

A prefeita Teresa Surita foi a vencedora do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq. O Município de Boa Vista venceu na categoria Boas Práticas, com o programa Família Que Acolhe (FQA). A iniciativa reconhece os gestores municipais que investem em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. A solenidade de premiação será realizada em Brasília, no dia 22 de junho, na Câmara dos Deputados.

O município já recebeu o selo de Prefeito Amigo da Criança por duas vezes e ganhou o título em 2006, referente à gestão 2001–2004. “Eu fico muito feliz em receber esse prêmio novamente, agora pelo programa Família que Acolhe, que é mais que uma política pública, é um comprometimento de toda minha equipe com as futuras gerações de Boa Vista. As ações integradas entre saúde, educação e social desde a gestação, além do fortalecimento das relações afetivas nas famílias, são investimentos que possibilitam que a criança alcance todo o potencial de desenvolvimento nessa fase da vida”, contou a prefeita Teresa Surita.

Representantes da Fundação Abrinq estiveram em Boa Vista para avaliar as ações desenvolvidas pelo programa, que tem como foco a primeira infância – Da gestação até os seis anos de vida. O Família que Acolhe é uma política integrada e inovadora entre educação, saúde e social que garante que a criança seja vista nas três áreas com o mesmo olhar.

A mulher é acompanhada desde o início da gravidez, tendo acesso ao pré-natal, consultas e orientações sobre os cuidados com os filhos nos primeiros anos de vida e fortalecimento dos vínculos afetivos.

O programa também garante uma vaga nas creches e escolas do município para as crianças atendidas, além do enxoval e o leite. A proposta é oferecer condições favoráveis para que a criança alcance seu desenvolvimento completo e cresça com valores definidos e preparadas para enfrentar a vida.

O FQA criado desde 2013 já acompanhou quase seis mil mulheres e mais de quatro mil crianças. O programa também investe na capacitação dos servidores das áreas envolvidas, um total de 4.609, entre enfermeiros, médicos, pedagogos, copeiros assistentes sociais e outros profissionais. Todos envolvidos no entendimento às necessidades das crianças.