ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Prefeitura ganha Prêmio com o programa Família que Acolhe (FQA)
NOTÍCIAS
Saúde
02/06/2016 14h23
Prefeitura ganha Prêmio com o programa Família que Acolhe (FQA)

A prefeita Teresa Surita foi a vencedora do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq. O Município de Boa Vista venceu na categoria Boas Práticas, com o programa Família Que Acolhe (FQA). A iniciativa reconhece os gestores municipais que investem em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. A solenidade de premiação será realizada em Brasília, no dia 22 de junho, na Câmara dos Deputados.

O município já recebeu o selo de Prefeito Amigo da Criança por duas vezes e ganhou o título em 2006, referente à gestão 2001–2004. “Eu fico muito feliz em receber esse prêmio novamente, agora pelo programa Família que Acolhe, que é mais que uma política pública, é um comprometimento de toda minha equipe com as futuras gerações de Boa Vista. As ações integradas entre saúde, educação e social desde a gestação, além do fortalecimento das relações afetivas nas famílias, são investimentos que possibilitam que a criança alcance todo o potencial de desenvolvimento nessa fase da vida”, contou a prefeita Teresa Surita.

Representantes da Fundação Abrinq estiveram em Boa Vista para avaliar as ações desenvolvidas pelo programa, que tem como foco a primeira infância – Da gestação até os seis anos de vida. O Família que Acolhe é uma política integrada e inovadora entre educação, saúde e social que garante que a criança seja vista nas três áreas com o mesmo olhar.

A mulher é acompanhada desde o início da gravidez, tendo acesso ao pré-natal, consultas e orientações sobre os cuidados com os filhos nos primeiros anos de vida e fortalecimento dos vínculos afetivos.

O programa também garante uma vaga nas creches e escolas do município para as crianças atendidas, além do enxoval e o leite. A proposta é oferecer condições favoráveis para que a criança alcance seu desenvolvimento completo e cresça com valores definidos e preparadas para enfrentar a vida.

O FQA criado desde 2013 já acompanhou quase seis mil mulheres e mais de quatro mil crianças. O programa também investe na capacitação dos servidores das áreas envolvidas, um total de 4.609, entre enfermeiros, médicos, pedagogos, copeiros assistentes sociais e outros profissionais. Todos envolvidos no entendimento às necessidades das crianças.

 

Leia também
Saúde Prefeitura inicia trabalho de desinfecção de espaços públicos para combater o coronavírus 04/04/2020 08h48 Prefeitura inicia trabalho de desinfecção de espaços públicos para combater o coronavírus A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta sexta-feira, 3, a limpeza e desinfecção de espaços públicos da cidade. A iniciativa leva em consideração as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) Social Comunicado - Sobre CadÚnico e auxílio emergencial do Governo Federal 03/04/2020 15h38 Comunicado - Sobre CadÚnico e auxílio emergencial do Governo Federal A Secretaria Municipal de Gestão Social esclarece que as pessoas que já estão inscritas no Cadastro Único devem apenas aguardar a averiguação quanto o recebimento do benefício, pois o Governo Federal irá operar diretamente no sistema. Todos os pagamentos são de responsabilidade do Governo Federal.
Cada vez melhor
Educação Educação - Prefeita Teresa anuncia projeto virtual @aprendendoemcasabv com atividades pelo Instagram 31/03/2020 11h03 Educação - Prefeita Teresa anuncia projeto virtual @aprendendoemcasabv com atividades pelo Instagram A partir desta quarta-feira, 1º, diariamente os profissionais da Secretaria Municipal de Educação postarão atividades diferenciadas para a criançada praticar em casa com a ajuda dos pais. Educação Comunicado  - Secretaria Municipal de Educação disponibiliza e-mail para solicitação de comprovante escolar 23/03/2020 13h28 Comunicado - Secretaria Municipal de Educação disponibiliza e-mail para solicitação de comprovante escolar A medida visa, em especial, agilizar o atendimento aos profissionais da saúde convocados no último concurso público da Prefeitura que estão necessitando da documentação.
Trabalhando para Você
Trabalhando
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil