Home|Notícias|Setembro Amarelo - Unidades de Saúde promovem ações para orientar jovens e adultos sobre prevenção ao suicídio
11/09/2019 17h20

Jornalista: Jamile Carvalho

Nesta quarta-feira, 11, os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Buritis marcaram presença juntamente com os acadêmicos de medicina da UFRR, na Escola Estadual Buriti, conversando com os jovens sobre a prevenção ao suicídio, como parte das programações alusivas à campanha Setembro Amarelo.

A médica da unidade básica do Buritis, Dra. Marlene Gusmão destacou a importância da conversa e diálogo. “Sempre acompanhamos e fazemos atividades aqui na escola e hoje trouxemos para abordar aqui a prevenção ao suicídio, tema importante para ser abordado com os alunos, estamos repassando informações de onde buscar ajuda, a importância de conversar e evitar um problema maior e sem volta”.

A aluna Kauany Faely Souza, 14, acompanhou com bastante atenção as orientações e disse que vai ser muito útil para sua vida e de seus familiares. “A palestra é muito importante, pois estão sendo esclarecidos diversas situações que levam ao suicídio. As informações vão servir para mim e para vida dos meus familiares, amigos, para saber onde buscar ajuda e poder ajudar”.

A unidade básica de saúde do Liberdade também aproveitou o encontro do grupo de idosos para falar sobre essa questão. Aconteceram dinâmicas de grupos, palestras e atendimentos. O senhor Benildo Pereira de Oliveira, 58, faz parte do grupo e contou que já teve depressão.

“Eu tive depressão aos 50 anos de idade e descobri por meio de uma enfermeira. Fiquei sem comer, sem vontade para fazer nada, sentia que estava a cada dia me acabando mesmo. Até que conheci uma pessoa, uma jovem que conversou bastante comigo e me explicou que eu estava com depressão e precisava me cuidar. Hoje eu recomendo que as pessoas conversem, se abram e procurem ajuda”.

Mais ações – Nos dias 18 e 25 deste mês, o CAPS II da prefeitura fará rodas de conversas das 9h30 e às 14h30, abordando sobre a valorização da vida e a depressão. Também no dia 18, às 15h20, o diretor do SAMU-BV estará presente no curso de saúde mental promovido pelo Ministério Público abordando o perfil de atendimento de urgências envolvendo casos de suicídio.