Tecnologia

DE OLHO NO FUTURO - Prefeitura de Boa Vista investe em tecnologia como aliada no desenvolvimento da capital

São diversas iniciativas que, com o uso de ferramentas tecnológicas ganham força e maior alcance, beneficiando diretamente milhares de famílias de Boa Vista

Por Marcus Miranda

19/10/2022 - Última atualização 20/10/2022

Nesta quarta-feira, 19, Dia do Profissional de Tecnologia da Informação e Dia Nacional da Inovação, você ficará por dentro das diversas iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista que contribuem, por meio de ações, projetos e programas socais para o desenvolvimento da capital.

Todas são desenvolvidas por profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação (SMTI), que também integra o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), local onde acontecem aulas de robótica educacional para alunos da rede pública de ensino.

"A tecnologia sempre foi uma das prioridades da gestão municipal", disse o prefeito Arthur Henrique

O prefeito Arthur Henrique foi titular da SMTI no período de 2013 a 2019, sendo responsável na época por coordenar a implantação de internet em praças e espaços públicos, a informatização de processos e serviços oferecidos pela prefeitura, além de ser responsável pela implantação do CCTI.

“Mesmo antes de me tornar perfeito, a tecnologia sempre foi uma das prioridades da gestão municipal, por entendermos a importância dela no auxílio e desenvolvimento dos nossos projetos e da sociedade roraimense como um todo, sendo grande aliada em diversos segmentos fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida da população”, explicou.

Vamos conhecer um pouco mais sobre algumas iniciativas inovadoras e tecnológicas desenvolvidas pela prefeitura?!

CIDADE SOCIAL – A prefeitura dispõe de diversos projetos e programas sociais que beneficiam milhares de famílias da capital. Porém, como mapear e ter controle de tantas pessoas?

Para isso foi criada a Cidade Social, uma plataforma de registro de dados de programas sociais que permite uma visão integrada das famílias cadastradas, contribuindo de forma efetiva para tomada de decisões, elaboração de estratégias com base em dados consolidados, além de possibilitar o acompanhamento da evolução das intervenções sociais na vida dos beneficiários.

PROGRAMA DE TALENTOS – A ideia é oportunizar o desenvolvimento profissional a jovens empreendedores da área de Tecnologia da Informação (TI), dando condições e incentivos necessários para que trabalhem como desenvolvedores de sistemas e constituam suas empresas em áreas afins a TI, proporcionando uma experiência única a jovens talentosos e incentivando o desenvolvimento econômico.

Dividido em quatro fases, o programa prevê a construção de soluções tecnológicas para melhoria da qualidade de vida da população da capital, tendo como principal meta a descoberta de talentos e geração de emprego e renda através do desenvolvimento de softwares, fomentando o surgimento de novas empresas de tecnologia da informação. Para 2023, é previsto o lançamento da versão 2.0.

O jogo de realidade virtual resgata a história de Boa Vista

BV 128 – Trata-se de um game de realidade virtual que resgata a história de Boa Vista, hoje presente em 10 escolas municipais. O projeto foi criado pela startup Canaimé Studio, empresa especializada em tecnologias educacionais, fruto do Programa de Talentos do CCTI.

A plataforma simula os períodos históricos desde 1830 até os dias atuais, resgatados em quatro fases. Com tablets em mãos, os alunos ficam ainda mais interessados em aprender sobre a história de Boa Vista.

Desde 2018 a robótica educacional é desenvolvida em escolas municipais como ferramenta de auxílio no aprendizado dos alunos

ROBÓTICA EDUCACIONAL – Desenvolvida desde 2016 no CCTI, a Robótica Educacional chegou às escolas municipais em 2018 como forma de auxílio ao aprendizado. A capital é pioneira neste segmento em Roraima, implantando esta modalidade de ensino também nas áreas rurais e indígenas. Entre os conteúdos abordados, estão: introdução à programação de robô e conceitos de eletrônica e mecânica.

Considerada a 'equipe de elite' do CCTI, essa galerinha já conquistou diversos prêmios e tílulos em competições locais e nacionais

I’ROBOT – Como parte integrante do CCTI, a equipe é composta por alunos destaque, que participaram do Curso de Robótica Educacional desenvolvido no próprio CCTI. A ideia é desenvolver, aprofundar e compartilhar estudos, permitindo o aperfeiçoamento em modo avançado sobre a temática.

A equipe inclusive já acumula uma série de títulos e premiações, frutos de participações em torneios e competições locais, estaduais e nacionais. No Torneio Sesi de Robótica 2022, promovido em abril deste ano, a I, Robot conquistou pontuação histórica em sua trajetória de participações em torneios.

TEM MAIS – A equipe do SMTI é quem cuida do site oficial da prefeitura, onde é possível encontrar notícias, editais e outras informações, assim como o Portal do Cidadão, onde é possível fazer a solicitação de serviços. Tem também o https://zoonoses.boavista.rr.gov.br/, permitindo ao cidadão se cadastrar para requerer serviços oferecidos pela unidade.