Educação

DIA NACIONAL DO SURDO - Desde 2014, Prefeitura promove inclusão nas escolas municipais

A novidade deste ano na rede municipal é o projeto de Escolas Polo, onde os alunos surdos são atendidos com metodologias mais eficientes, de forma que interajam entre eles no ambiente escolar

Por Ceiça Chaves

26/09/2022

Nesta segunda-feira, 26, o Brasil celebra o Dia Nacional do Surdo, data que marca a luta pela inclusão e as conquistas da comunidade surda no país. Foi para ampliar e fomentar ainda mais a educação para os alunos com surdez no município que, este ano, a Prefeitura de Boa Vista desenvolveu na rede de ensino o projeto das Escolas Polo da Educação Bilíngue para surdos.

Quatro unidades assumiram a missão de atender com maior eficiência os 27 alunos matriculados. São elas: Escola Newton Tavares (Calungá), Ana Sandra (Cidade Satélite), Emília Rios (Cidade Satélite) e Luiz Canará (Senador Hélio Campos). A iniciativa vai fortalecer ainda mais o trabalho inclusivo que já é desenvolvido na capital desde 2014.

Lembrando que na Modalidade Educação Bilíngue para surdo, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua oficial e o português é considerada a segunda, na modalidade escrita. Além de serem polos deste ensino dentro da sala de aula, estas escolas promovem encontros e formações com profissionais, professores de Libras e familiares dos alunos.

Setembro Azul – Transcendendo os muros das escolas

Para encerrar o mês Setembro Azul, durante esta semana a prefeitura programou um passeio especial com os 27 alunos surdos atendidos nas escolas. Será nesta quarta-feira, 28, a partir das 8h na Selvinha Amazônica do Parque do Rio Branco. A programação é para que os alunos com surdez e seus familiares possam socializar e interagir entre si. Também será um momento de reflexão para a importância da Educação Bilíngue para surdo e dos profissionais de Libras do município.

MOSTRA INTEGRADA NAS ESCOLAS POLOS E INCLUSIVAS

Desde o início de setembro, estão ocorrendo as Mostras Integradas da rede municipal, e todas as sextas-feiras do mês essas mostras acontecem nas escolas polos bilíngues para surdos. A ideia é proporcionar um momento de socialização, apresentação dos trabalhos realizados pelos professores de Libras com a comunidade escolar. Na programação tem painéis temáticos; Contação de histórias em Libras; Dinâmicas em Libras; Apresentação Cultural e etc.

FOTOS (Créditos)

Andrezza Mariot: https://flic.kr/s/aHBqjA2sN1