Gestão

AGENDA DA SEMANA - Em entrevista à rádio Folha, prefeito Arthur destaca ações e investimentos para os próximos quatro anos

Saúde, educação e mobilidade urbana foram os assuntos em pauta durante a entrevista ao vivo com o apresentador Getúlio Cruz

Por SEMUC

há 16 horas - Última atualização há 15 horas

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, foi o convidado deste domingo, 27, do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM (100.3). Durante entrevista ao vivo com o apresentador Getúlio Cruz, Arthur ressaltou os principais investimentos feitos na atual gestão, analisou o cenário político e apresentou um pouco de suas futuras ações e estratégias para o desenvolvimento da capital pelos próximos quatro anos.

MOBILIDADE URBANA

Arhur destacou que a mobilidade urbana será um dos focos principais da próxima gestão, com a implantação de um plano que vai melhorar o tráfego na cidade. Uma das principais ações será a construção do viaduto no cruzamento das avenidas Venezuela e Brigadeiro Eduardo Gomes (sinal do Ibama), que vai desafogar esse ponto crítico de tráfego de veículos.

“Para construir um viaduto ali no Ibama, tem que ter uma rota alternativa. Algumas obras já temos em mente, como a construção de uma pista expressa que vai interligar o Bairro dos Estados ao Paraviana e toda aquela região ao bairro Aeroporto. Essas obras todas vão mudar a forma de circulação das pessoas dentro da cidade. Agora, no próximo mandato, devo ir a Brasília, ao Ministério das Cidades, buscar recursos junto aos parlamentares federais, muitos já se comprometeram com algumas dessas obras”, destacou.

SAÚDE

Na área de saúde, Arthur destacou a construção do novo bloco no Hospital da Criança Santo Antônio, em andamento; o abastecimento de medicamentos, que hoje se encontra em 95% na REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais); a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CERR) para atendimentos de crianças com todos os tipos de deficiência. Além da construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento de Boa Vista.

“A gente sabe a importância de implantar uma UPA em Boa Vista. Vamos implantar a primeira no Cambará, uma unidade 24h que vai atender adultos e crianças. Então, quem está ali na zona Oeste não vai precisar ir para o Santo Antônio ou HGR, vai poder parar na UPA e só vai ser transferido para esses hospitais em casos de necessidades de internações. Lá vamos fazer exames, pequenas cirurgias. Será uma equipe grande, que vai precisar ser contratada para lá e estamos estruturando isso”, explicou.

EDUCAÇÃO

O prefeito mencionou a ampliação e construção de escolas, aumento de vagas e novas contratações para atender a demanda que aumenta a cada ano. Segundo ele, em uma capital com crescimento populacional de 14% de um ano para o outro e com uma receita que não cresce na mesma proporção, criar mais vagas para suprir a demanda é um grande desafio. Para ele é difícil sanar esse déficit sem um pacto com as demais esferas políticas.

“O maior desenvolvimento econômico do mundo é a educação. A gente constrói muitas escolas, em apenas quatro anos, foram 15 escolas construídas e quase 12 mil vagas criadas. Agora, com obras em construção, vamos entregar mais de 1.400 vagas só em creches, já primeiro ano da próxima gestão, suprindo mais de 50% da demanda atual. A população vem crescendo demais, com um orçamento que não cresce na mesma proporção, essa é a dificuldade. Como vamos construir tantas escolas se não houver um pacto entre todos os políticos para buscar investimentos na construção de novas escolas?”, destacou.