Educação

Em parceria com o ITEAM, prefeitura lança dois cursos gratuitos de pós-graduação em empreendedorismo

As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 28, com a oferta de 60 vagas gratuitas, sendo 30 para cada curso

Por Marcus Miranda

há 4 horas

A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Empreendedorismo de Amazônia (ITEAM) lança nesta segunda-feira, 28, dois cursos gratuitos de pós-graduação em empreendedorismo, com um total de 60 vagas, sendo 30 destinadas ao MBA em Empreendedorismo Inovador no Agronegócio e outras 30 ao MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo.

As inscrições iniciam no dia 28 e seguem até o dia 5 de novembro. Devem ser feitas de forma totalmente virtual, por meio do site oficial do ITEAM, www.iteam.org.br. Por lá também é possível obter mais informações sobre os cursos por meio dos editais a serem publicados. O resultado dos candidatos selecionados será divulgado na própria página, no dia 7 de novembro.

Um dos pré-requisitos necessários para a inscrição é formação em ensino superior completa na área de Gestão de Negócios e áreas afins. Com as aulas que ocorrerão presencialmente no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), cada curso possui uma carga horária de 400 horas, além de infraestrutura moderna para acolher os alunos em um espaço equipado com laboratórios de estudos, robótica e áreas de pré-aceleração de projetos.

O prefeito Arthur Henrique destacou a importância da iniciativa como uma oportunidade única de desenvolvimento local, visando ao fortalecimento do mercado de trabalho e ao fomento de novas competências profissionais: “Essa parceria é mais um passo para proporcionar a nossos cidadãos acesso a uma formação diferenciada, capaz de gerar inovação e transformar nossa economia local. Com esses cursos, estamos investindo diretamente no futuro de Boa Vista”, afirmou o prefeito.

SOBRE OS CURSOS

MBA em Empreendedorismo Inovador no Agronegócio

Voltado para profissionais do agronegócio, agroindústria e setores relacionados, o curso de MBA em Empreendedorismo Inovador no Agronegócio busca capacitar os alunos para atuar de forma inovadora e crítica no setor, ajudando a desenvolver a competitividade das organizações e fomentar novos empreendimentos. Com duração de 20 meses, divididos em 19 módulos, o curso abordará temas relevantes, como gestão de recursos, inovação tecnológica, sustentabilidade e análise de mercado, oferecendo um panorama atual sobre as tendências da indústria 4.0 e do agronegócio.

Além das habilidades de empreendedorismo e gestão, o curso pretende incentivar os participantes a desenvolverem uma visão estratégica e socialmente consciente do mercado, aplicando conhecimentos técnicos que aumentem a longevidade e a relevância dos empreendimentos em nível regional, nacional e global. Com o aprendizado adquirido, os profissionais estarão preparados para colaborar com a inovação no agronegócio roraimense, identificando oportunidades e implementando soluções eficazes.

MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo

Destinado a gestores, empreendedores e profissionais de diferentes setores econômicos, o MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo tem como objetivo fortalecer as competências dos participantes na criação, gerenciamento e expansão de negócios. Com 24 módulos também distribuídos em 20 meses, o curso capacita para enfrentar os desafios do mercado atual, buscando o desenvolvimento de habilidades em liderança, adaptação às mudanças de mercado e tomada de decisão eficaz.

Os temas abordados incluem as mais recentes ferramentas de gestão, análise de tendências econômicas, planejamento estratégico e liderança em ambientes de alta competitividade. Além disso, o curso visa preparar os profissionais para interpretar as demandas do mercado local, reconhecendo as oportunidades e ameaças do setor e promovendo práticas sustentáveis e inovadoras.

Curso de pós em andamento

O convênio da prefeitura com o ITEAM tem duração de cinco anos e prevê a oferta de diversos cursos gratuitos. Além do “Empreendedores de Impacto”, concluído na última segunda-feira, 21, o curso de Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos está em andamento no CCTI. O principal objetivo é contribuir para que empresas se tornem mais eficientes, reduzindo desperdícios e aumentando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Foram oferecidas 30 vagas.