Boa Vista

PREFEITURA COM VOCÊ - Alegria e diversão marcam ação no mês das crianças com atividades lúdicas e tradicionais

O evento reuniu o Comitê das Crianças e moradores do bairro Caranã, em um ambiente repleto de brincadeiras à moda antiga

Por Ráyra Fernandes

26/10/2024 - Última atualização 26/10/2024

Durante a ação “Prefeitura com Você” deste sábado, 26, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) fez uma programação especial para celebrar o Mês das Crianças, com atividades voltadas à brincadeira e à diversão dos pequenos. O evento reuniu o Comitê das Crianças e os moradores do bairro Caranã, na Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira.

Segundo a secretária Municipal de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, o objetivo foi resgatar atividades simples e ao ar livre que estimulam a criatividade e o bem-estar. “Essa edição está mais encantadora, porque além do espaço lúdico e da sala de leitura, trouxemos a oficina de construção de pipas e brincadeiras tradicionais”, disse.

Entre as brincadeiras, o cabo de guerra, a corrida de saco e o boliche se destacaram

Representatividade infantil – No espaço lúdico, os membros do Comitê das Crianças exploraram a criatividade com atividades de pintura, incluindo a oportunidade de colorir o muro da escola e deixar a sua marca. Além disso, teve o famoso banho de caminhão pipa que trouxe frescor e tornou o momento ainda mais memorável.

Ana Letícia Falcão, de 8 anos, também teve a chance de participar do cabo de guerra, da corrida de saco e do boliche de latas. “Eu gosto de assistir vídeo no celular, mas hoje foi um dia diferente. Há muito tempo não brincava assim. Eu corri e me diverti com os meus amigos”, contou.

O Comitê é formado por 24 crianças com idades entre 6 e 11 anos da zona urbana, rural e indígena

Paralelamente às atividades, o Comitê das Crianças discutiu o tema “Mês da Criança - a Importância do Brincar”, refletindo sobre como o tempo dedicado ao lazer e às brincadeiras impacta positivamente o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças.

“Este espaço de diálogo permite que os pequenos compartilhem suas ideias, opiniões e percepções, dando voz às suas necessidades e desejos, que poderão inspirar novas ações e projetos. Proporcionar esse momento para eles de forma conjunta com os servidos da Prefeitura foi excelente porque alcançamos famílias inteiras”, explicou a secretária Municipal de Gestão Social, Nathalia Cortez.

O famoso banho de caminhão pipa que trouxe frescor e tornou o momento ainda mais memorável

Programação diversa para Crianças do Bairro

Kayo Vilhena, de 7 anos, morador do bairro Caranã, assistiu pela primeira vez a apresentação do Grupo de Teatro “Curupira Show”. Durante o espetáculo, ele interagiu com os palhaços e garantiu boas risadas. “Eu pedi e a minha mãe me trouxe. Achei os palhaços muito engraçados. Me diverti demais com eles”, finalizou.

O Grupo de Teatro “Curupira Show” animou e interagiu com o público da ação Prefeitura com Você

Minicidade de Trânsito

Na Minicidade de Trânsito, as crianças aprenderam, de forma prática e interativa, conceitos básicos de segurança e educação no trânsito. Com pequenos veículos e sinalizações, os participantes experimentam na prática o que é ser pedestre e motorista, aprendendo noções de respeito e cidadania desde cedo.

Uma Experiência Inesquecível

Para a cuidadora Sara Rodrigues, este dia será uma lembrança inesquecível. Ela conseguiu resgatar memórias afetivas durante a oficina de construção de pipas com o filho Samuel de Oliveira, de 11 anos. “Brincar é saudável em todas as fases da vida. É uma delícia ficar esse tempo junto, produzindo algo que remete a minha infância e agora pode fazer parte da dele também”, disse.

Famílias inteiras se divertiram e fortaleceram vínculos