Saúde

DIA D - Prefeitura intensifica combate ao mosquito da Dengue no Senador Hélio Campos

A previsão é que os agentes visitem, em média, 1.500 imóveis ao final do Dia D

Por Ana Gabriela Gomes

há 15 horas - Última atualização há 15 horas

Em alusão ao “Dia D” de Combate à Dengue, celebrado nacionalmente neste 19 de novembro, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, iniciou um mutirão na manhã desta terça-feira, com cerca de 80 Agentes de Combate às Endemias (ACE), no bairro Senador Hélio Campos. A ação faz parte do compromisso contínuo da prefeitura em eliminar focos do Aedes aegypti e reforçar as medidas de prevenção junto à população.

Cerca de 80 Agentes de Combate às Endemias (ACE) participam do Dia D

No último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, divulgado em outubro, o município de Boa Vista foi apontado como de médio risco de transmissão de Dengue, Zika, Chikungunya e outras arboviroses, resultando na média de 2,5% do Índice de Infestação Predial no Município. O Senador Hélio Campos ficou entre os bairros com maior índice.

A diretora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Maria Fernanda Martins, reforçou que o alinhamento entre o município e os moradores garante um impacto mais significativo na prevenção e no controle dos focos do mosquito. “Até semana que vem, estaremos aqui passando de casa em casa fazendo o controle e orientando os moradores. Por isso, pedimos que eles recebam os agentes e colaborem com o movimento”, disse.

O Senador Hélio Campos ficou entre os bairros com maior índice de infestação no 4º LIRAa

ATENÇÃO – A prefeitura promove ações de eliminação de criadouros do mosquito durante todo o ano. Equipes de vigilância fazem visitas domiciliares semanais, bloqueio vetorial para todos os casos notificados, controle em pontos estratégicos e monitoramento do mosquito Aedes aegypti. Além disso, as Unidades Básica de Saúde (UBS) estão preparadas para identificar as diferentes arboviroses. Por isso, é importante manter a casa livre do mosquito. Caso sinta febre ou qualquer outro sintoma suspeito, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

“Cuidando da gente e dos nossos”

O ambulante Antônio de Freitas, de 53 anos, é morador do Senador Hélio Campos há 15 anos, onde vive com a esposa Josete e dois cachorros. Em sua casa, o quintal cheio de plantas mantém a aparência de receber cuidados constantes. Ele contou que desde que mora na casa, sempre atendeu os profissionais por entender a importância. “A gente faz nossa parte e tenta manter o mais limpo possível porque já tivemos Dengue e sabemos o que ela causa”, comentou.

Antônio de Freitas mora há 15 anos no bairro e procura manter o quintal sempre limpo

Para a esposa, Josete, a principal preocupação está para além dos muros da sua casa. “Tem vizinho que não tem o mesmo cuidado que a gente, né. Então, receber os agentes já ajuda a cuidar daquilo que a gente não vê. A gente já sabe que a tigela do cachorro deve ser trocada todos os dias, por exemplo, mas eles sempre têm alguma outra orientação ou instrução para nos ajudar”, falou.

Prevenção ao mosquito Aedes

• Verificar diariamente a parte interna e externa de imóveis e eliminar criadouros

• Manejo e destinação correta do lixo doméstico produzido nos imóveis

• Manter bem fechado todos os recipientes que sirvam como depósito de água

• Trocar diariamente a água dos animais de estimação, lavar e higienizar os recipientes.

• Esvaziar diariamente os recipientes que possam servir como pingadeiras das centrais de ar-condicionado

• Telar os suspiros das fossas sépticas, verificar se não há brechas ou rachaduras nas tampas, ou laterais, pois o mosquito se prolifera também dentro das fossas.

A prefeitura conta com a parceria da população para combater o mosquito