Novembro é o mês que marca a conscientização sobre a saúde do homem. E neste sábado, 9, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube, celebrou a 10ª edição do Novembro Azul, ação anual promovida pela unidade que tem o objetivo de aproximar o público masculino dos serviços de saúde e destacar a importância da prevenção.
Com uma programação voltada a mais de 480 trabalhadores de empresas terceirizadas, o evento ofereceu palestras educativas sobre prevenção de doenças com dentistas, nutricionistas e psicólogos, oferta de testes rápidos, aferição de pressão, emissão do cartão SUS, atendimentos clínicos e odontológicos e corte de cabelo, promovendo uma manhã de cuidado e conscientização.
Manoel Messias da Silva, de 52 anos, trabalha há cerca de 18 anos na área de serviços públicos foi um dos participantes. Ele conta com satisfação que desfruta da ação desde o primeiro ano. “Todos os anos eu estou aqui, aproveitando a chance de cuidar da minha saúde. Hoje eu já cortei o cabelo e vou pro atendimento com o clínico, pra fazer um check-up e ver se está tudo ok para seguir trabalhando”, contou.
A ação reforça a tradição de compromisso da UBS Arminda Gomes com a saúde do homem e, simboliza uma década de cuidados contínuos para a população do bairro Jóquei Clube e comunidades próximas, conforme destacou a diretora da unidade, Shirley Souza. “A maioria do público masculino tem resistência em buscar atendimento médico e consequentemente, a fazer os exames de prevenção. Por isso, essa ação contribui para aproximar esse público aos serviços de saúde”, falou.
Manhã de cuidados e prevenção
O estreiante na ação foi o Geo Marques, de 22 anos. Após o atendimento odontológico, para ver se estava tudo certo, ele disse que buscaria o fisioterapeuta. “Eu procuro me cuidar, mas a gente não tem tanto tempo. Então eu acho essa ação uma coisa positiva, porque facilita que a gente se cuide”, disse.
Shirley destacou ainda a participação das empresas nas ações dos últimos anos e a necessidade do evento ocorrer tradicionalmente em um dos sábados do mês, devido a carga horária do público-alvo.
“Quando a gente vê empresas se mobilizando e trazendo seus funcionários para dentro da UBS em um sábado, a gente tem a certeza que mais de 480 homens estão sendo assistidos pela Atenção Primária, seja para atualizar o cartão de vacina ou para passar por qualquer consulta que ele não foi atrás durante os dias da semana”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Renato Maciel, participou da celebração de 10 anos e reforçou que a prevenção e o cuidado devem ser levados à sério pelos homens. “Quando descobrimos algum sintoma e a gente não cuida, isso prejudica não só nossa saúde pessoal, mas também da nossa família. Essa ação reforça o cuidado da prefeitura e o compromisso que nós, homens, precisamos ter regularmente”, contou.