Assistência Social

Prefeito Arthur Henrique inaugura nova sede do Artcanto, que celebra 23 anos de transformação social em Boa Vista

Os integrantes contam agora com um espaço mais moderno e confortável, especialmente projetado para atender às necessidades de cerca de 250 crianças e adolescentes

Por Marcus Miranda

há 7 horas - Última atualização há 7 horas

Boa Vista deu mais um passo importante para o fortalecimento da cultura e da inclusão social no município, com a inauguração da nova sede do Artcanto, localizada no bairro Cambará. O evento, ocorreu nesta sexta-feira, 29, reunindo integrantes e familiares. Na oportunidade, o coral fez uma apresentação especial, interpretando clássicos musicais como “Oh Happy Day”, “Tiro ao Álvaro” e “Pra sempre vou te amar”.

O coral emocionou o público com a interpretação de grandes clássicos da música

Essa grande festa marcou uma nova fase para o projeto, que agora conta com um espaço mais moderno e confortável, especialmente projetado para atender às necessidades dos cerca de 250 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos. A nova estrutura dispõe de salas dedicadas a atividades como violão, flauta, audição de voz e atendimento psicológico, além de ambientes para lazer e descanso.

A inauguração marca uma nova fase do projeto que pela primeira vez passa a contar com sede própria 

“O Artcanto um projeto que estimula a prática musical, as habilidades vocais das crianças e ao mesmo tempo fortalece o senso de comunidade entre eles. São centenas jovens que convivem diariamente, realizando atividades em grupo, que além da música, ensinam sobre disciplina, respeito e colaboração. A iniciativa transforma vidas, oferece oportunidades e constrói um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Arthur Henrique.

As salas são amplas e modernas

Compromisso com o futuro dos jovens

O espaço também abriga o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), criado em 2023 e gerenciado pela Coordenação de Juventude. Até então, o projeto funcionava em espaços como a Praça Estádio João Mineiro e a Praça Germano Augusto Sampaio. Com a nova sede, o ArtCanto ganha uma sede definitiva, que reflete sua importância para a cidade. Desde sua criação, o ArtCanto já beneficiou mais de 2.700 famílias, sendo um pilar de transformação na vida de crianças e adolescentes de Boa Vista.

"Estamos muito felizes com essa entrega, fortalecendo cada vez mais esse importante trabalho", contou Nathália Cortez

Conforme a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez, o novo espaço vai permitir a ampliação das atividades desenvolvidas por meio do projeto. “Já fazemos um trabalho de coral e aulas de violão. Nesse espaço ampliado vamos passar a oferecer também aulas de flauta e artes cênicas para trabalhar a postura no palco, por exemplo. Estamos muito felizes com essa entrega, fortalecendo cada vez mais esse importante trabalho que traz grandes contribuições para esses jovens”, falou.

Aprendizado para toda a vida

Kauã Lima, de 17 anos, integra o projeto há sete anos e em breve deixará o projeto. Para ele, foram muitos momentos inesquecíveis, além de consideráveis aprendizados. “Eu era muito tímido e o projeto me ajudou a socializar. É meu último ano e definitivamente construí uma família aqui. Além disso, cresci muito vocalmente. Hoje atinjo notas que nunca pensei alcançar. Estou muito feliz que recebemos esse novo prédio. Ficou muito bonito”, contou.

Kauã e Jheimelly reconhecem a importância do projeto em suas vidas

Já Jheimelly Lacerda, de 10 anos, completou 1 ano de projeto recentemente. Segundo ela, também tem sido uma experiência incrível. “Eu sempre gostei de música e já cantava. Porém, não acreditava que era boa o suficiente. O projeto veio para fazer eu acreditar em mim e claro, melhorar cada vez mais. Estou muito feliz e quer ficar no projeto até quando eu puder”, falou.

Sobre o Artcanto

Fundado em 2001 e regulamentado pela Lei 1.511/2013, o ArtCanto tem como objetivo desenvolver a prática do canto coral infantojuvenil, explorando repertórios de música popular brasileira, erudita e regional. Em 2024, o projeto celebra 23 anos de atuação, consolidando-se como uma referência em educação musical e inclusão social.

Além de estimular habilidades vocais, o ArtCanto promove valores como senso de comunidade, colaboração e expressão artística. Os participantes recebem uma bolsa mensal de R$ 230, além de lanche, fardamento, vale-transporte e o Cartão do Bem, no valor de R$ 180, que auxilia na segurança alimentar de suas famílias.

A equipe multidisciplinar conta com educadores sociais, assistente social, psicólogos, pedagogo e uma equipe de música liderada por um maestro. O projeto também mantém parceria com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM), fortalecendo a prática musical e ampliando o acesso a oportunidades culturais.