Alunos dos cursos de pós-graduação MBA em Empreendedorismo Inovador no Agronegócio e MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo foram recebidos nesta segunda-feira, 11, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) para o primeiro dia de aula. As qualificações, ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (ITEAM), contemplam 60 vagas gratuitas, sendo 30 para cada curso.
Renata Breves, consultora de RH, vê no MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo uma chance de expandir suas habilidades e aprimorar suas atividades profissionais. “Já sou formada em contabilidade e essa pós vem justamente para agregar nessa minha nova jornada. Chegou em um momento bem oportuno, pois além de enriquecer o meu currículo, também vai me auxiliar nos meus trabalhos na área de consultoria”, explicou.
Wesley Carvalho optou pelo mesmo curso. Ele já atua no mercado de trabalho e quer potencializar seu negócio. “Sou um profissional autônomo. Trabalho fazendo a contabilidade mensal de empresas. Minha expectativa com o curso é adquirir mais conhecimento para oferecer um serviço de mais qualidade para os meus clientes”, falou.
Já Pedro Menezes iniciou o curso MBA em Empreendedorismo Inovador no Agronegócio. Ele tem uma empresa no ramo de regularização ambiental e afirmou que a ideia é aprimorar ainda mais o trabalho desenvolvido. “Enquanto profissional da área, entendo a importância de estar sempre buscando conhecimentos. Minha ideia é aplicar todo o aprendizado adquirido aqui no dia a dia. Acredito que essa qualificação abrirá portas nesse mercado competitivo, não só em Roraima, mas a nível nacional e porque não internacionais”, afirmou.
Prefeitura e ITEAM devem ofertar 500 novas vagas em 2025
Em maio deste ano, a prefeitura assinou convênio com o ITEAM, disponibilizando 110 vagas para dois cursos. O primeiro, “Empreendedor de Impacto”, contemplou 80 vagas e foi concluído em outubro. O outro foi Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos, com 30 vagas e que ainda está em andamento no CCTI.
De acordo com o Ricardo Paixão, diretor institucional do ITEAM, a parceria com a prefeitura chega para atender uma demanda do mercado local. Ele reforçou que a expectativa é oferecer outras qualificações durante a vigência do convênio, que tem duração de cinco anos.
“Tivemos um número bem alto de inscritos. Sabemos da necessidade do mercado e por isso estamos investindo em desenvolver talentos em Boa Vista. A perspectiva em 2025 é trazermos mais 500 vagas para a capital, porém estes serão cursos de capacitação rápida”, afirmou.
O prefeito Arthur Henrique falou das contribuições da iniciativa para o desenvolvimento local, destacando que os cursos de pós-graduação representam uma grande oportunidade para impulsionar o empreendedorismo na capital.
“Nossa expectativa é que os profissionais formados estejam capacitados não só para buscar emprego, mas para criar suas próprias oportunidades, gerando renda. Ficamos felizes em ver o interesse dos inscritos, pois qualificações como essas são essenciais no mercado atual e raramente encontradas gratuitamente. Essas pós-graduações fortalecerão nosso ecossistema de inovação e contribuirão para preparar profissionais que ajudarão a construir um futuro promissor para nossa cidade”, disse.
Sobre os novos cursos iniciados
MBA em Empreendedorismo Inovador no Agronegócio
Voltado para profissionais do agronegócio, agroindústria e áreas afins, o curso capacita os alunos para atuarem de forma inovadora e crítica, fortalecendo a competitividade das organizações e estimulando novos negócios. Com 20 meses de duração e 19 módulos, abordará temas como gestão de recursos, inovação tecnológica, sustentabilidade e análise de mercado.
O curso também visa preparar os participantes para tendências da indústria 4.0, incentivando uma visão estratégica e socialmente consciente, com conhecimentos técnicos que ampliem a relevância e a longevidade dos empreendimentos em níveis regional, nacional e global.
MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Com 24 módulos ao longo de 20 meses, o curso é direcionado para gestores, empreendedores e profissionais de diversos setores. Seu objetivo é fortalecer as competências dos participantes na criação, gerenciamento e expansão de negócios, preparando-os para enfrentar os desafios atuais do mercado com habilidades em liderança, adaptação e tomada de decisão.
O programa abrange temas como ferramentas de gestão, análise de tendências econômicas, planejamento estratégico e liderança em ambientes competitivos. Ao longo do curso, os profissionais são capacitados para interpretar demandas do mercado local, identificar oportunidades e ameaças no setor e promover práticas sustentáveis e inovadoras.