Direitos do consumidor

Dez dicas para fazer compras seguras no período natalino

Seja em lojas físicas ou na internet, o consumidor precisa estar sempre em alerta quanto a preços, promoções e qualidade dos produtos

Por SEMUC

há 21 horas - Última atualização há 21 horas

O Natal está bem aí. E ainda tem muita gente no comércio ou visitando sites diversos para as compras dos presentes às pessoas queridas ou simplesmente para garantir a roupa e o visual certo para as festas. Para que o consumidor aproveite as ofertas sem sustos, confira aqui dez dicas de ouro do Procon Boa Vista para compras seguras nesse período mágico.

1- Planejamento é a chave: Antes de sair comprando, faça uma lista detalhada de tudo o que precisa e defina um orçamento. Isso evita compras impulsivas e te mantém dentro do controle.

2- Pesquise antes de comprar: compare preços em diferentes lojas, tanto físicas quanto online. Utilize sites de comparação de preços e aproveite as promoções. Porém, lembre-se: nem sempre o mais barato é a melhor opção. Verifique a reputação do vendedor e a qualidade do produto.

3- Compre em lojas confiáveis: dê preferência a lojas estabelecidas e com boa reputação. No caso de compras online, verifique se o site possui certificado de segurança (cadeado no navegador). Em caso de dúvida, basta consultar portais como o Site Confiável e o Reclame Aqui.

4- Cuidado com ofertas "irresistíveis": desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado, especialmente em sites desconhecidos. Elas podem ser golpes para roubar seus dados ou vender produtos falsificados.

Fazer uma pesquisa de preços e consultar a reputação das lojas é imprescindível 

5- Proteja seus dados: ao fazer compras online, utilize senhas fortes e diferentes para cada site. Evite usar redes Wi-Fi públicas para fazer compras e sempre verifique se o site está seguro antes de inserir seus dados pessoais e financeiros.

6- Guarde todas as informações: anote o número do pedido, o nome do vendedor, a data da compra e os dados do cartão de crédito. Guarde também as embalagens e os recibos para eventuais trocas ou devoluções.

7- Fique atento ao prazo de entrega: verifique o prazo de entrega do produto e programe-se para receber antes do Natal. Lembre-se que o período natalino costuma ser mais movimentado e os prazos podem ser maiores.

8- Utilize o cartão de crédito com cautela: se optar por usar o cartão de crédito, controle seus gastos e evite fazer compras por impulso. Pague a fatura integralmente para evitar juros altos.

9- Se desejar trocar o produto, verifique a política da loja física: os comerciantes não são obrigados a efetuar troca devido ao tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou. É preciso verificar com o estabelecimento a política para troca de produtos antes de efetivar a compra.

Importante verificar a política de troca de produtos da loja, caso haja desistência da compra

10- Em compras online, atente-se ao direito do arrependimento: se a compra for pela internet, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento e não precisa justificar o motivo da troca. Mas isso, desde que o prazo para a troca seja de até sete dias contados a partir da data da compra ou da entrega do produto. Vale também para compras via telefone ou qualquer tipo de aquisição que não seja na loja física.

PROCON BOA VISTA – Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado a compras no comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br e pelo Instagram @proconboavista. A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 - Centro. Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista - aba "DIREITO DO CONSUMIDOR".